Dia de Combate à Tuberculose será comemorado com atividades na Atenção Básica

Saúde
23/03/2010 17h01

Nesta quarta-feira, 24, é comemorado o Dia Internacional de Combate à Tuberculose. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover atividades de diagnóstico, orientação e prevenção em toda a Rede de Atenção Básica (Reab). A programação serve de alerta para a população.

Cada Unidade de Saúde da Família (USF) está definindo sua própria agenda, de acordo com as características e necessidades da comunidade que acessa o serviço. O objetivo é informar sobre a doença e fazer com que pessoas com sintomas possam ser diagnosticadas.

No bairro Japãozinho, a USF José Augusto Barreto está dando o exemplo. A unidade está promovendo atividades durante toda a semana. Pela manhã, até a próxima sexta-feira, haverá palestras sobre o tema. As equipes fazem também distribuição de panfletos e tiram dúvidas da comunidade. "Toda a nossa unidade está envolvida e o resultado disso é a aprovação dos cidadãos", diz a gerente Kelly Souza.

Intensificação

O Ministério da Saúde (MS) estima que a taxa de sintomáticos respiratórios por cada localidade seja de 1%. Esse número é estendido para a área de abrangência de cada serviço de saúde. Se uma USF atende a 4 mil pessoas, por exemplo, a estimativa é que 400 paciente sofram de doenças respiratórias. Esse número de sintomáticos respiratórios deve ser consultado pelas equipes de saúde no prazo de um ano, apesar de nem todo sintomático ser portador de tuberculose

A coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tuberculose e Hanseníase, Fabrízia Dias, afirma que essa é uma meta plausível de ser alcançada. "Mutirões como o do Dia Internacional são importantes porque catalisam o processo de busca ativa. Mas é importante o trabalho continuado durante todo o ano", lembra.

Envolver os profissionais no combate à tuberculose também é um objetivo destacado pela coordenadora. "Existe uma renomada estratégia de controle denominada de DOTS, uma metodologia de tratamento supervisionado. Para que essa ação tenha efetivo funcionamento, é importante o empenho e integração dos profissionais. Esse recado nós também estamos reiterando no Dia Internacional de Combate", ressalta.

Tuberculose

A tuberculose é uma das doenças infecto-contagiosas mais antigas de que se tem notícia, mas que ainda aflige a população na atualidade. É causada por uma micobactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, que afeta tanto os pulmões como diversos outros órgãos do corpo - pleura, intestino, rins, ossos, sistema gênito-urinário etc.

A disseminação se faz através da tosse, espirro e fala de pessoas com a doença pulmonar ativa. O contágio é determinado pelo contato próximo, prolongado e em ambientes sem ventilação e sem luz solar. Apenas 10% da população desenvolve a doença, pois os 90% restantes das pessoas infectadas evoluem para cura espontânea graças à eliminação do bacilo pelo sistema imunológico.

Sintomas

É importante que as pessoas estejam atentas para os sintomas da tuberculose: tosse por mais de três semanas, seja seca ou produtiva, febre no final do dia, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Se o tratamento for feito de forma completa, ou seja, por seis meses, a cura é de 100%. É importante esclarecer que após 15 dias de tratamento o paciente não é mais transmissor da doença. Mas a cura depende da finalização do tratamento.

A PMA conta com o Programa de Controle da Tuberculose totalmente descentralizado, ou seja, todas as USFs possuem profissionais capacitados para diagnosticar e acompanhar os pacientes, além de oferecer as medicações de forma gratuita.