Debates e apresentações marcam 9º Fórum do Forró

Cultura
16/06/2010 10h48

A palestra ‘O Forró de Ontem e o Forró de Hoje' foi o grande destaque do segundo e último dia do IX Fórum do Forró, realizado no Centro de Convenções de Sergipe. Os palestrantes foram dois nomes de peso da música nordestina: Genaro e 'Santana, o Cantador'. Os artistas deram uma aula sobre o estilo musical mais tradicional do Nordeste, explicando desde a origem da palavra 'forró' até as mudanças trazidas pelas bandas recém-criadas.

"Não viemos aqui para resgatar o forró, mas para relembrar e regar a nossa cultura, porque o forró de ontem é o forró de hoje, e ele sempre vai existir. Quem conhece esse ritmo genuinamente nordestino sempre vai reconhecê-lo onde quer que ele esteja tocando", declarou Santana.

Ex-integrante do Trio Nordestino, o também cantor e compositor Genaro explicou e demonstrou na prática como reconhecer o forró, xaxado, marcha junina e o baião. "A falta de conhecimento leva as pessoas a não saber distinguir os ritmos e a desconhecer os principais instrumentos que compõem o forró", destacou.

Debate

Após a palestra, foi aberto um debate mediado pelo apresentador e jornalista Pascoal Maynard. O público pôde expressar sua opinião a respeito da temática e alguns aproveitaram para parabenizar os palestrantes e a prefeitura pela organização do evento. O debate teve também teve a participação de internautas que acompanhavam o Fórum do Forró pela internet, a maioria de Salvador, João Pessoa e Caruaru.

Na oportunidade, foi entregue o troféu ‘Gonzagão: pernambucano do século' para Genaro, Santana, Paulo Correia, além de outros artistas que disseminam o legado de Luiz Gonzaga.

Encerramento

O evento foi encerrado com uma apresentação especial de Genaro, acompanhado de Parafuso (integrante do grupo ‘Os Três do Nordeste) e da cantora sergipana Joseane de Josa. Na saída, os participantes puderam se deliciar com comidas típicas juninas, ao som da banda Pilão de Pif.

Para o diretor de cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Alisson Couto, o objetivo do Fórum do Forró foi cumprido mais uma vez. "A certeza de que estamos fazendo um bom trabalho vem da ampla participação do público, que sempre acompanha o evento em todas as edições. Agora a Prefeitura de Aracaju vai trabalhar para a realização da décima edição do fórum, que acontece no próximo ano", disse.