Emurb realiza projeto em prol da saúde e da educação dos servidores

Infraestrutura
01/12/2010 17h38

Com o intuito de contemplar os servidores com ações de prevenção em saúde e informações sobre temas da atualidade, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizou nos dias 26, 29 e 30 de novembro o projeto de intervenção 'Emurb em ação, em prol da Saúde e da Educação'.

Executado na sede e na unidade operacional da empresa, o projeto faz parte do programa universitário de extensão desenvolvido pela estagiária da Divisão de Serviço Social da Emurb, Greice Rodrigues, e mais cinco acadêmicas do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit).

De acordo com Greice, a ideia de realizar o projeto de intervenção com os colaboradores da Emurb surgiu por vários motivos. "A qualidade de vida no trabalho é hoje um dos ideais buscados pelos grandes gestores, que se preocupam cada vez mais com as condições humanas", justifica.

Ela acrescenta que as políticas empregadas pela Emurb objetivam a valorização dos servidores, e por isso o apoio à realização do projeto foi imediato. "Não apenas o departamento em que faço estágio, mas toda a administração da empresa me forneceu subsídios para a implantação do projeto e os resultados foram além do esperado", afirma.

Atividades

Tendo como parceiros, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Serviço Social da Indústria (Sesi), as atividades foram desenvolvidas durante dois dias na sede da Emurb e um outro dia na unidade operacional. No primeiro dia, houve apresentação de uma dançarina, que apresentou os benefícios da dança do ventre para uma vida mais saudável. Os colaboradores também puderam praticar ginástica laboral.  

No segundo dia da implantação do projeto, houve realização de teste de glicemia e aferição de pressão arterial. A adesão por parte dos colaboradores surpreendeu a organização. "Foi de extrema importância essa atividade, pois além de nos despertar para os cuidados que devemos ter com a saúde, nos oportuniza a realização de exames em nosso ambiente de trabalho", destacou a estagiária de arquitetura Érica Katheriny.     

Quem também concordou com a universitária foi o fiscal de obras Orlando Figueredo. "Nós que somos um tanto relapsos quando o quesito é cuidar da saúde, aprovamos iniciativas desse tipo, pois é uma maneira de contribuir com o bem estar do servidor sem que ele precise se ausentar dos seus compromissos", afirmou.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a iniciativa foi recebida com entusiasmo pela gestão da empresa. "O projeto foi bem recebido, principalmente, porque capta, a partir das demais ações que desenvolvemos durante todo o ano, os princípios que regem o nosso compromisso com a valorização do servidor público. A iniciativa recebeu todo o nosso apoio", disse o engenheiro.