Inclusão é tema do 9° Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino

Educação
01/12/2010 18h31

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 1° de dezembro, no Centro de Criatividade, a solenidade de abertura do ‘9° Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Com o tema ‘Para além da inclusão: construindo um currículo para diversidade', o evento tem como objetivo estimular a participação de todos na construção de uma escola pública de qualidade, que propicie não só a permanência do aluno na unidade de ensino, mas também a plena aquisição de conhecimento e o domínio das competências necessárias à sua inserção social.

Participaram da mesa de abertura, além da secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, que representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Adelmo Menezes; a diretora de ensino da Semed, Maria José Guimarães; a representante do setor de pesquisa da Semed, Betisabel Villar, que é também coordenadora do evento; e a vereadora Rosangela Santana, representando a Câmara Municipal de Aracaju.

"O momento é oportuno para constatarmos o compromisso de todos que integram a rede municipal de educação. A cada ano somos surpreendidos com o posicionamento de coordenadores e professores ao darem justa ênfase ao letramento, ao exercício da cidadania e à inclusão social no ambiente escolar. Estaremos apresentando e prestigiando as experiências mais bem sucedidas no âmbito educacional, como forma de incentivar a troca de informações e qualificar os trabalhos desenvolvidos em cada unidade de ensino", declarou Tereza Cristina.

Palestra

Após a apresentação de dança feita pelos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Garcez Vieira, a professora Mestre em Educação Maria Dolores Fortes Alves deu continuidade às atividades ministrando a conferência de abertura sobre o tema central do evento.

"Enquanto a inclusão for vista como problema na sociedade, não vivenciaremos um verdadeiro processo inclusivo, que pode se dar através de um simples olhar ou um abraço. Devemos nos conscientizar de que temos potencialidades, diferenças e, sobretudo, direitos em comum. É preciso entender quais os limites de cada indivíduo para então auxiliá-lo no processo educativo que impulsionará suas habilidades", explicou a palestrante.

Projetos

Os mais significativos projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas municipais estão sendo apresentados em estandes montados no auditório do Centro de Criatividade, conforme categorias: abordagens lúdicas da educação infantil e do processo de alfabetização, práticas de leitura, práticas de ensino nos diversos componentes curriculares, práticas de ensino nos diversos componentes curriculares e sobre meio ambiente, saúde e meio ambiente, inclusão social e cidadania.

Atenta às indagações dos visitantes, a coordenadora geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, Maria Socorro Soares, orgulhou-se ao apresentar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula mediante a abordagem de temas diversos, entre eles a organização do trânsito nas imediações da escola, o combate ao crack e o incentivo ao esporte.

"É a primeira vez que participo do Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino. Sem dúvida, é um evento muito rico, no que se refere às experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Serve para dar visibilidade ao resultado do nosso trabalho e compartilhar nossas vivências para que possamos aprender cada vez mais uns com os outros, afinal, devemos estar atentos ao que nos é apresentado como opção de melhoria", informou Maria Socorro.

Programação

Nesta quinta-feira, 2, a programação do 9º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino contará com a apresentação de projetos que trazem abordagens sobre práticas de leitura e de ensino nos diversos componentes curriculares, bem como saúde e meio ambiente, inclusão social e cidadania. Para abrilhantar o último dia do evento, entre diversas apresentações artísticas e culturais, os alunos da Emef. Manoel Bonfim farão um recital de poesia, ao passo que alunos da Emef. Oscar Nascimento, inseridos no Coral Mãos Falantes, alegrarão a todos com seu repertório musical.