Coral da Emurb se apresenta na Rádio Nacional do RJ

Infraestrutura
02/12/2010 15h26

Para divulgar a cultura popular sergipana em outros estados do país, o grupo de coral da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju realizou, no último final de semana, a turnê de lançamento do segundo CD do grupo no Rio de Janeiro. Foram duas apresentações no distrito de Conservatória, capital mundial das serestas, e uma participação especial no programa 'Puxa o fole', da Rádio Nacional.

As duas primeiras apresentações ocorreram dentro da programação do V Encontro Nacional de Corais, que foi realizado entre os dias 25 e 29 de novembro, com a presença de cerca de 50 corais de todos os estados brasileiros. Ambas as apresentações foram realizadas na Paróquia de Santo Antônio do Rio Bonito, construída há mais de 160 anos.

"Foi uma apresentação maravilhosa. De fato, foi o grupo que trouxe o diferencial para o encontro. Eles vêm com uma experiência nova, uma sonoridade diferente, arranjos alegres, sem falar do brilho que contagia a todos de maneira especial, da criatividade, inclusive em suas entradas no palco. Estão de parabéns", elogiou o maestro Rigoberto Moraes, do grupo Vox in Vias, da cidade do Rio de Janeiro.

Além de levar ao público carioca os sucessos do novo CD, o grupo ainda deu uma amostra das principais canções sergipanas como ‘Sergipe é o país do forró', de Rogério Barbosa; e ‘Medley - Amor e Forró em Sergipe', um pout-pourri composto com músicas de vários autores sergipanos. Em todas as apresentações, o grupo contou ainda com a participação de Valtinho do Acordeon, que em ritmo de forró fez o público acompanhar de pé as canções mais populares de Sergipe. A agenda foi encerrada em Conservatória com uma entrevista ao site destinostv.com, um canal on line de turismo internacional. 

Rádio Nacional

A subida ao palco no auditório da Rádio Nacional foi um momento de emoção para todos os coralistas. O local, que consagrou grandes nomes da 'era de ouro' do rádio brasileiro, como Dolores Duran, Maysa, Dalva de Oliveira e Ângela Maria, recebeu as canções do grupo sergipano. Aos poucos o auditório ficou lotado de membros da rádio e ouvintes do programa que chegaram para assistir ao show ao vivo.

O grupo permaneceu no palco durante as duas horas da programação, entoando as principais canções do repertório e participando das entrevistas concedidas ao apresentador da atração, Sergival, que também é sergipano. O programa foi transmitido ao vivo simultaneamente para o Rio de Janeiro, pela sintonia 1.130 kHz AM, e para todo o mundo, via internet, no endereço eletrônico da emissora.

"Acredito que o diferencial do grupo da Emurb é ser um grupo de coral que canta forró. Isso, por si só, já gera uma curiosidade no público. E eu, como sergipano, estou muito feliz por eles terem aceitado o convite. A importância do palco da Rádio Nacional para qualquer músico é indescritível, deixa a gente sem palavras. Hoje o auditório foi um pedacinho de Sergipe", disse o apresentador.

Valorização do servidor

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, o desenvolvimento do grupo de coral representa a importância das políticas de valorização do servidor público para a melhoria da autoestima dos funcionários da empresa. "Com os nossos recursos humanos estimulados podemos garantir a melhoria do atendimento à população. A rotina de obrigações com o cumprimento das metas pode gerar stress, fadiga, cansaço físico e mental, e tudo isso repercute no ambiente de trabalho. Com o grupo de coral, investimos também na melhoria da qualidade de vida dos servidores", destaca o engenheiro.

Integrantes

Fundado em 2002, o coral tem oito anos de existência, comemorados com a gravação do segundo CD do grupo. Regido pelo Maestro Sérgio Teles, o grupo é composto por servidores da Emurb, entre eles, as sopranos Jussara Cardoso, Luciana Gomes, Maria Ivanildes, Mônica Freire e Sara Barros; as contraltos Ana Letícia Macedo, Ana Barreto, Márcia Sieuny, Maria Lucia Leite, Maria Solidade, Marleide Matos e Rita de Cássia; e os tenores Antônio dos Santos, José Denilton, José Américo, Edson Vasconcelos, José Batista, José Niceu, José Senhorzinho e Antônio Carlos Feitosa. O coral conta ainda com a participação da pianista e orientadora vocal Daniela Faber.