Samu Aracaju simula acidente grave no Corredor da Folia

Saúde
20/01/2011 15h38

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura Municipal de Aracaju realizou na manhã desta quinta, 20, uma simulação de acidente com múltiplas vítimas no Corredor da Folia, na avenida Beira Mar. O objetivo foi treinar a equipe para o atendimento a vítimas deste tipo de acidente. Em menos de 10 minutos a primeira ambulância chegou ao local onde as quatro supostas vítimas estavam esperando por atendimento.

Os atores simularam vários tipos de problemas, como fraturas expostas e traumatismo craniano. Eles foram posicionados em locais de difícil acesso, entre a estrutura de montagem dos camarotes, dificultando ao máximo o trabalho da equipe que, em 20 minutos, prestou os primeiros socorros e colocou as vítimas no interior das ambulâncias.

"Resolvemos realizar essa ação para testar a equipe e para mostrar a toda a população que o Samu está preparado. O resultado foi muito bom e queremos dizer aos foliões de que eles podem brincar tranquilamente porque estamos aqui para garantir o bom atendimento a todos que precisarem dos nossos serviços", disse Waneska Souza, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Prefeitura de Aracaju.

Avaliação

O Samu foi acionado para atender a um acidente com quatro vítimas. Apenas quando chegaram ao local os profissionais souberam que era uma simulação. Nesses casos, eles continuam o atendimento até a remoção da vítima. A coordenadora do Núcleo de Educação do Samu, Cíntia Regina, explica que isso acontece para que seja feita uma avaliação do serviço, do atendimento, do tempo resposta, das decisões das equipes. "Precisamos realizar esse tipo de treinamento para que todos estejam bem preparados para um evento desse porte", declarou.

Cíntia explicou também que o Samu tem alguns pactos pré-estabelecidos com outros órgãos para auxiliar a equipe na remoção de vítimas. "Estamos com viaturas em todo o percurso, em três vias principais de acesso. Caso haja alguma ocorrência, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fazem a remoção da vítima do meio da multidão e levam para uma das ambulâncias ou para o posto de atendimento, agilizando o processo", pontuou.

Posto avançado

Para garantir a agilidade no atendimento, a PMA montou um Posto Avançado Fixo do Samu Aracaju no Parque da Sementeira. A estrutura conta com 14 leitos - 12 para casos simples e observação e dois para estabilização. No total atuarão diariamente no posto fixo 35 profissionais, sendo  três médicos plantonistas, dois enfermeiros e a equipe de auxiliares de enfermagem, condutores, administrativo e de higienização.

O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos pede que as pessoas tomem alguns cuidados antes de irem à festa. "Vão bem hidratados, evitem as confusões, o excesso de bebidas alcoólicas e usem calçados confortáveis. Caso haja qualquer problema estaremos no circuito do Pré-Caju com viaturas novas e equipamentos de última geração, além de profissionais qualificados", afirmou Silvio Santos.

Segundo o secretário, o Samu Aracaju terá uma estrutura capaz de garantir um atendimento célere, com capacidade de dar resolutividade a cerca de 90% dos atendimentos realizados no próprio Posto Fixo, instalado no Parque da Sementeira. "As viaturas estão localizadas em pontos estratégicos para facilitar a transferência de pacientes para os hospitais Nestor Piva e Fernando Franco ou para o Hospital de Urgência de Sergipe", concluiu o secretário.