Gestores da Saúde participam de seminário sobre ações criativas e inovadoras

Saúde
03/03/2011 14h45

No segundo momento do I Seminário de Ações Criativas e Inovadoras, os participantes estão em processo de consolidação de definições da missão, visão e valores da Secretaria Muncipal de Saúde (SMS). Desde a última quarta-feira, 2, até hoje, os profissionais estão realizando exercícios práticos. O primeiro momento do seminário aconteceu nos dias 9 e 10 de fevereiro, com o objetivo de estimular o pensamento criativo entre gestores da saúde pública de Aracaju.

Ontem, o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, saudou os participantes e reforçou o compromisso em motivar as equipes da SMS. "Unidos podemos promover a gestão da saúde de forma qualificada e, em especial, disseminar na rede os princípios de humanização", disse o secretário.

Silvio Santos lembrou que desde que assumiu a secretaria, a necessidade mais imediata era compreender o sentimento dos servidores para, a partir disso, iniciar as transformações necessárias na SMS. "Convidamos os representantes sindicais para ouvi-los sobre as condições de trabalho dos servidores em cada área", disse.

"Queremos que Aracaju seja consolidada como referência em saúde pública. E como uma equipe de futebol, precisamos reverter o jogo, buscar a vitória. Esse deve ser o sentimento que une toda a equipe na SMS. Em especial, teremos de dar maior atenção ao usuário. Nessa atenção, o insumo e a matéria-prima que não podem faltar em nehuma Unidade Básica de Saúde e em nenhum hospital, de jeito nenhum, é a humanização do atendimento".

Criatividade

O seminário tem como facilitadores o presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, e a especialista em Processos Criativos, Vera Tindo. Já a coordenação do evento é do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), da Diretoria de Planejamento (Diplan) da SMS.

A técnica utilizada no seminário é denominada Metodologia da Resolução Criativa de Problemas, que aborda e exercita conceitos básicos e elementos essenciais do processo de criação e de mudança de atitudes e comportamentos, que podem ajudar ou atrapalhar o processo criativo. Nesses dois dias, os participantes estão realizando exercícios práticos a partir da leitura do cenário e da identificação das oportunidades.

"Os técnicos da Saúde estão apontando juntos o futuro desejado para a SMS. E como facilitadores, estamos estimulando a esses profissionais a fazerem a si mesmos perguntas essenciais, como e onde queremos chegar? Quando? Para que?", disse o facilitador.

De acordo a diretora do Diplan, Marieta Barbosa, o evento faz parte do conjunto de ações que priorizam a busca da melhoria do atendimento aos usuários e a construção de políticas para a valorização dos trabalhadores. Ao todo, estão participando do seminário 56 técnicos de todas as áreas, como Atenção Primária, Rede de Urgência e Emergência, Vigilância em Saúde, Jurídico, Comunicação, Informática, Manutenção, entre outras.