Semed promove ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Educação
15/05/2012 16h02

Na próxima quinta-feira 17, como parte da programação da semana de Mobilização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria municipal de Educação (Semed) promoverá uma sessão de cinema especial. Será exibido no cinema do Shopping Jardins o filme 'Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado'.  A atividade é destinada a professores e coordenadores da rede municipal de ensino e  tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a necessidade de se prevenir, responsabilizar e denunciar crimes contra as crianças e os adolescentes.

Estão disponibilizados 300 lugares. Para assistir ao filme, o professor dever efetuar a inscrição através dos telefones (79) 3179-2343 e (79) 8807-247 ou pelo e-mail: valdinete.silva@aracaju.se.gov.br. Cada participante receberá uma camisa com o símbolo da campanha. Após o filme, haverá um momento de reflexão sobre a temática apresentada.  

Segundo a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Valdinete Paes, as ações referentes à temática despertam a participação das pessoas.  "A partir das discussões, os cidadãos percebem que pode participar ativamente do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Os professores precisam ser orientados para que denunciem os casos de abuso contra os jovens e fomentem a mobilização à respeito de assuntos ligados à essas temáticas", explica.

Programação

No dia 18, sexta- feira, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, às 10h, será realizada a palestra 'O Enfrentamento da Violência, do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes' com Dra. Dalka Chaves de Almeida Ferrari, coordenadora do serviço de proteção Social às crianças e aos adolescentes vítimas de violência, da região oeste do município de São Paulo.

A programação será finalizada às 14h com uma grande passeata no Centro da Cidade, com concentração na Praça da Bandeira, percorrendo a av. Barão de Maruim, rua Itabaiana, calçadão da rua João Pessoa e encerrando na Praça Fausto Cardoso. A ação contará com a presença de alunos e professores de oito escolas de Aracaju, além de promotores de Justiça e representantes do Conselho Tutelar e centros de Referência à Assistência Social.