4º Seminário de DST, Aids e Hepatites Virais mobiliza profissionais da Saúde

Saúde
13/12/2012 18h14

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) encerrou na tarde de ontem, quinta-feira, 13, as atividades alusivas ao Dia Mundial Contra a Aids, celebrado desde o ultimo dia 1º de dezembro. A 4ª edição do Seminário de DST, Aids e Hepatites Virais aconteceu no  auditório do Real Classic Hotel, situado na Orla de Atalaia.  Do evento, profissionais da Saúde em Aracaju foram mobilizados para novos procedimentos de testagem rápida de HIV/Aids na capital sergipana. O seminário ainda destacou informações importantes sobre o panorama atual da transmissão do vírus entre a população aracajuana, além do tratamento ofertado aos portadores do HIV e pessoas com Aids. 

Da cerimônia de abertura, a secretária adjunta Eurides Rosa representou a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Dados do SAE - Serviço de Assistência Especializada às Pessoas Com HIV e Aids revelam que em Aracaju  existem 1012 pessoas vivendo com HIV e Aids acompanhadas pelo SAE, sendo 4 crianças com HIV, 13 crianças com Aids e 67 em situação de exposição ao vírus, 293 adultos com HIV e 635 com Aids. 

A secretária adjunta, Eurides Rosa destacou os avanços na luta e prevenção contra Aids na capital sergipana. “A SMS, através do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, vem promovendo diversas iniciativas de estimulo ao sexo seguro, o uso de preservativo como forma de prevenção contra o HIV e demais DST’s.  Somente de janeiro a outubro deste ano entregamos à população 1.603.864 preservativos, superando o numero total de preservativos distribuídos pela rede municipal de saúde em 2011”, afirmou a secretária adjunta. 

Eurides Rosa acrescentou que as ações educativas o Programa Geração Sem Aids, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, têm levado informações importantes para os jovens nas escolas. “Além de tudo, estimulamos a população sexualmente ativa a fazer o Teste Rápido e ampliamos a oferta do teste-rápido de HIV/Aids  para as Unidades de Saúde da Família, beneficiando em especial o público das gestantes durante  o pré-natal e os parceiros”, informou. 

Centro de Testagem e Aconselhamento 

A PMA ainda mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, disponível para todos os cidadãos que desejam fazer o teste. Para acessar o serviço é apenas necessário ter em mãos o numero do Cartão SUS e um documento de identificação como CPF ou RG. Lá são disponibilizados testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. 

4º Seminário de DST, Aids e Hepatites Virais 

A palestra foi conduzida em duas temáticas: na primeira, a médica infectologista Gilmara Carvalho falou sobre o início da epidemia de Aids, o atual panorama no mundo, e quais devem ser os procedimentos profissionais no tratamento; na segunda temática, o psicólogo Francis Deon Kich falou sobre gênero, a construção da identidade, e os preconceitos que envolvem portadores do HIV. 

A médica Gilmara Carvalho conta que, apesar dos avanços no tratamento, os hábitos das pessoas pouco mudaram. “O grande problema é quando o paciente vai ao médico quando já está num estado avançado da doença. Qualquer pessoa que se expôs a uma situação de risco de contaminação pelo HIV deve fazer o teste rápido. Os medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para o combate da síndrome são eficientes, não deixa de ser um tratamento difícil e com efeitos colaterais. Prevenir é o mais importante”, afirma Gilmara Carvalho. 

Já o psicólogo Francis Deon Kich aponta para uma mudança de pensamento e atitude. “Existem muitos avanços na desmistificação do portador do HIV. Não basta avançar no conhecimento sobre a doença e nas técnicas de tratamento, é preciso uma mudança cultural. Não devemos fazer juízos de valor, pois é assim que criamos hierarquias e preconceitos”, diz.