Diretora de Planejamento da Saúde visita sistema de regulação de Minas Gerais

Saúde
24/01/2013 12h00

A diretora de Planejamento da Saúde do município de Aracaju, Terezinha Santos Lima, esteve em Minas Gerais para visitar a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG). A intenção foi conhecer o Sistema de Regulação Assistencial do estado, o SUS-Fácil.

Os serviços do SUS-Fácil são prestados por meio das Centrais Macrorregionais de Regulação Assistencial. As centrais estão localizadas em municípios polos, que funcionam ininterruptamente, 24 horas por dia.

A diretora do Planejamento da Saúde, Terezinha Santos Lima disse que o objetivo principal da visita foi aprender com experiências positivas para que sejam desenvolvidas melhorias em Aracaju. "Queremos um modelo de regulação assistencial que funcione de forma resolutiva. Buscamos modelos capazes de contribuir para superarmos as dificuldades do nosso município. A Secretaria de Minas Gerais inovou com o modelo SUS-Fácil, por isso viemos colher essas experiências".

Com o objetivo de garantir de forma equânime o acesso da população aos serviços, o sistema facilita as operações de autorização de procedimentos de saúde, de agendamento de consultas e de reservas de leitos. Para cumprir adequadamente esse papel, o conjunto de Centrais de Regulação Assistencial é organizado em rede informatizada e regionalizada.

"Entendemos que a realização das operações em rede e online evita desperdício de tempo, diminui os gastos com insumos e transporte. O sistema também evita deslocamentos desnecessários do usuário, que antigamente era obrigado a ir de uma cidade a outra com o laudo em papel para tentar a vaga, sem garantia de consegui-la", explicou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, que avaliou os encontros entre gestores de saúde como proveitosos. "Estabelecemos horizontes para parcerias e trocamos experiências com outros sistemas de saúde".