Saúde de Aracaju promove ação pelo Dia Internacional de Prevenção da LER/DORT

Saúde
28/02/2013 15h16

Nesta quinta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção a Saúde do Trabalhador (Reast), levou para os usuários e profissionais palestras educativas e fez panfletagem alertando sobre as doenças Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e o Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (DORT) e formas de prevenção. Com o slogan “ALERTAÍ”, fisioterapeutas da Reast promoveram debates na sede da secretaria. Já no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Siqueira Campos foi distribuido material educativo com informações relacionadas à prevenção. 

O fisioterapeuta da Reast, Alyson Paulino dos Santos, explicou que as LER e o DORT são duas siglas que identificam doenças relacionadas a lesões, distúrbios ou mesmo danos aos movimentos e músculos do corpo causados por esforço intenso ou repetitivo. “Hoje os exemplos mais comuns dessas doenças são os casos de bursite, tendinite e dores nos membros”, explicou. 

O profissional destacou que todos podem vir a desenvolver LER ou DORT, sejam as pessoas que trabalham com computadores, digitação, escritórios, linhas de montagem de fábricas, carregando peso ou mesmo pessoas que fazem trabalhos manuais. “Não  necessariamente a doença pode ter sido causada pelo trabalho.  Móveis a exemplo de cadeiras e mesas inadequadas a correta postura da coluna podem causar distúrbios”, explicou. 

A fisioterapeuta Luciana Barreto Gusmão acrescentou que nas fases iniciais da LER ou DORT as dores são leves seguidas de sensação de formigamento nas mãos e nos pés.“Com o tempo a sensação de dor tende a aumentar, causando desconforto e stress, comprometendo as atividades cotidianas como se agachar ou mesmo flexionar braços e pernas”, explicou. 

Luciana Barreto acrescentou que o cuidado com a postura, bem como alongamento do corpo durante a rotina de trabalho e atividades físicas frequentes são as melhores formas de prevenir. 

A LER/DORT em estágio avançado podem ser motivo para aposentadoria precoce do trabalhador. Por isso, o Ministério da Saúde (MS) exige que todos os municípios brasileiros notifiquem de forma compulsória o surgimento de casos das doenças. Em Aracaju, Rede de Atenção a Saúde do Trabalhador é o setor responsável por ações de notificação, diagnóstico precoce, prevenção e indicação de tratamento para LER/DORT. 

A coordenadora da rede, Mônica Rocha, explica de que forma o serviço é desenvolvido. “Para o atendimento não precisa agendamento nem encaminhamento das unidades de saúde. Nós acolhemos, ouvimos as queixas  do paciente e a equipe multidisciplinar de fisioterapeutas e psicólogos cuidam de identificar a enfermidade, dando os encaminhamentos necessários ao tratamento imediato”, explica. A Reast fica localizada no prédio do Centro de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo.  O contato telefônico é (79) 3225-8500.