Contabilistas conhecem as mudanças empreendidas pela Secretaria de Finanças

Fazenda
02/02/2005 09h28

Mais um grupo de profissionais da contabilidade conheceu as mudanças empreendidas pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) nos sistemas de Autorização de Impressão de Documento Fiscal (AIDF) e de Diligência Prévia para a instalação de empresas, que agora são totalmente informatizados. A apresentação foi realizada no auditório da Faculdade Amadeus, numa iniciativa da Prefeitura de Aracaju em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade. De acordo com o diretor de tributação da Sefin, Altamiranno Júnior, até ontem o antigo sistema ainda estava em uso, mas a partir do dia 3 de fevereiro a administração municipal só utilizará o modelo informatizado, por isso a importância de quem vai lidar com ele no dia-a-dia saber como funciona. “Este é um sistema novo, feito pela prata da casa e quem tiver alguma dificuldade em utilizá-lo é bom entrar em contato com o município para que possa haver a troca de informações”, explicou o diretor. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Carlos Henrique Lima, participou do encontro e disse que o novo sistema significa um avanço no setor. “Vai facilitar demais a vida profissional dos contabilistas, tendo em vista a desburocratização para a constituição de empresas junto à Sefin. O contabilista ou contribuinte procura diretamente a gráfica, e é esta que pede a autorização à secretaria”, declarou. No momento de criação de uma empresa, seja de que tipo for, é necessário o alvará de funcionamento dado pela prefeitura. Agora esse processo ficou muito mais fácil e ágil, pois ele pode ser feito via internet. A Secretaria de Finanças analisa, faz a vistoria do pedido e apresenta a relação de problemas, caso exista, e informa ao solicitante, tudo através do Portal do Contribuinte no site da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br). Uma vez tudo resolvido, basta imprimir o boleto e pagar a taxa no banco.