Semed desenvolve curso de capacitação para a formação de alfabetizadores voluntários

Educação
21/06/2013 15h22

A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) já está realizando a capacitação para a formação inicial de alfabetizadores do ‘Programa Brasil Alfabetizado', do Ministério da Educação (MEC). O curso está sendo ministrado no Centro Municipal de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.

A professora Izabel Cristina Santos da Silva, gestora local do Brasil Alfabetizado e coordenadora do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), explica que a capacitação dos alfabetizadores voluntários se destina para a atuação em salas de aula. "O objetivo é
instrumentalizar alfabetizadores para o aprimoramento do processo de alfabetização na rede municipal de ensino", observa.

Ela informou ainda, que a formação dos alfabetizadores voluntários é de forma continuada e quinzenal e que a capacitação terá a duração de 40 horas. Izabel Cristina destacou também que o curso é formado por 45 turmas espalhadas por diversos bairros da cidade. "Algumas turmas estão em escolas e outras em espaços públicos municipais como esse aqui, o Cemarh", enfatiza.

Por sua vez, a professora Leyla Menezes de Santana, que é consultora em Educação, disse que o curso está trabalhando os alfabetizadores na perspectiva do conhecimento do programa, diretrizes, resoluções e na dimensão da execução do ‘Brasil Alfabetizado', a partir do perfil do alfabetizado e o que faz em sala de aula, bem como, no planejamento. Serão oito meses de aulas", destacou.

Depois da conclusão da formação inicial, salienta Leyla Menezes, todos os alfabetizadores voluntários passarão por pela formação continuada, que será intercalada a cada 15 dias. Ela informou ainda, que o tripé de funcionamento do programa possui três fatores básicos.

"O primeiro fator é o acesso dos alunos não alfabetizados ao programa; o segundo é a permanência dos estudantes no programa em virtude da grande evasão, porque o grande dilema é como mantê-los na sala de aula; e finalmente o terceiro, que é o sucesso, ou
seja, conseguir alfabetizá-los", revela.

A professora Leyla Menezes concluiu ressaltando que o ‘Programa Brasil Alfabetizado', uma parceria entre o MEC e Semed, tem essa preocupação de oferecer continuidade à escolarização aos estudantes, mesmo após o processo de alfabetização.