Ação educativa marca a inserção do Augusto Franco no programa de coleta seletiva

Serviços Urbanos
15/07/2013 15h13

Os moradores do Conjunto Augusto Franco receberam na manhã desta segunda-feira, 15, a ação educativa promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da parceria entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A atividade acontece durante toda a semana com foco na inserção do conjunto no Programa de Coleta Seletiva da capital.

De porta em porta, 20 agentes ambientais, com o auxílio de quatro educadores ambientais, começaram a percorrer as ruas do conjunto, orientando os moradores da região sobre como fazer a separação do material reciclável e também sobre a preservação do ambiente. Por meio de um questionário, os agentes fazem um diagnóstico da situação local e promovem a entrega de panfletos informativos e cartilhas que instruem sobre o descarte correto do material (orgânico e reciclável).

O local será inserido no programa de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Aracaju e a partir do dia 22 deste mês e todo o material recolhido será destinado ao Centro de Triagem no bairro 17 de Março. No local, inaugurado no último dia 9, funciona a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Cores), formada por ex-catadores do antigo lixão do Santa Maria.

A assessora técnica da Emsurb, Trícia Dantas, acompanhou o trabalho dos agentes e falou sobre a nova fase do programa na capital. "Com esta ação no Augusto Franco estamos dando o pontapé inicial para a revitalização do que já existe e a ampliação do programa na cidade. Nada melhor que começar isto nesta região tão populosa. Nossa intenção neste primeiro momento é de divulgar e conscientizar a comunidade sobre a importância de participar da coleta seletiva que em breve será desenvolvida aqui", disse.

A secretária geral do Conselho Municipal da Sema, Alana Vasconcelos, destacou a importância da parceria entre os órgãos para o trabalho de conscientização. "O programa está consolidado em alguns bairros da capital. Vamos ampliar o programa fortalecendo com isso o projeto da Cores. A partir da parceria entre a Sema e Emsurb esta campanha de conscientização será desenvolvida durante esta semana com abordagem nas residências e condomínios da região", destacou.

No Augusto Franco, a coleta domiciliar de lixo acontece todas as terças, quintas e sábados. Os dias de segunda-feira serão dedicados à coleta seletiva.

"Estamos divulgando o projeto no conjunto e a importância da separação do lixo seco e úmido. A orientação que está sendo repassada é que os moradores tornem-se adeptos do programa e deixem o material na porta da residência nos dias de segunda-feira, para que o material seja recolhido. Quem reside em condomínio contará com o auxílio do caminhão da coleta seletiva neste dia a partir das 8h. Além disso, um ponto de apoio do projeto será implantado no canteiro da Avenida Canal 5", explicou o educador ambiental Cristovão José Santos.

Interessada em participar da iniciativa, a moradora Rosângela Rodrigues compartilhou a sua expectativa em relação ao programa. "Soube do projeto por um telejornal no início da manhã e algumas horas depois recebi em minha residência uma agente ambiental que me questionou se queria participar do programa. Estou muito interessada em participar e espero que o projeto se fortaleça no conjunto", frisou.

Itinerário


Confira os bairros que já particiapm do itinerário de coleta seletiva:

Conjunto Bela Vista;bairro Cirurgia; conjuntos Beira Mar I e II; conjunto Médici; Jardim Baiano; bairro Getúlio Vargas; bairro Salgado Filho; bairro 13 de Julho; conjunto Inácio Barbosa; bairro São José; bairro Jardim Esperança; loteamento Parque dos Coqueiros, Beira Rio; bairro Aeroporto; Aruana; conjunto J. K.; Sol Nascente; Santa Lúcia; bairro Jardins; bairro Grageru; bairro Siqueira Campos, além de órgãos públicos, casas de material de construção, hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria.