Goretti Reis e Machado conhecem nova sede da Legião Feminina de Combate ao Câncer

Saúde
16/08/2013 17h43

A secretária da Saúde, Goretti Reis, manteve uma agenda de trabalho intensa na manhã desta sexta-feira, 16. Em companhia do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, Goretti visitou a nova sede da Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer (LFECC) no bairro Cirurgia e em seguida foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Nestor Piva, situada na Zona Norte da Capital.

Durante a visita à Legião Feminina, a presidente da instituição, Idalina Martinez Campos, afirmou que toda estrutura da nova sede LFECC foi construída graças a recursos provenientes de uma ementa constitucional proposta por José Carlos Machado enquanto deputado federal. "Com 49 anos de existência a LFECC é pioneira em atividades filantrópicas e voluntárias de prevenção ao Câncer Ginecológico no estado de Sergipe. Chegamos a realizar gratuitamente, em média, 15 mil exames preventivos por ano, sem cobrar nada ao cidadão ou ao estado", disse Idalina Martinez Campos.

A presidente da Legião Feminina ficou satisfeita com a presença de Machado e Goretti e pediu a parceria da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, para solucionar questões técnicas e burocráticas que hoje impedem a instituição de receber recursos do governo no custeio das despesas.   

José Carlos Machado interveio e afirmou que o trabalho voluntário na prevenção do câncer é uma iniciativa louvável e Prefeitura e SMS farão o que estiver ao alcance para ajudar. "A primeira vez que conheci o trabalho da Legião Feminina foi há sete anos. Eu estava deputado e fiquei emocionado porque, mesmo com uma estrutura que era muito precária, as pessoas faziam um belo trabalho. Hoje fico feliz em voltar e ver toda nova estrutura que tem qualidade no atendimento e é de utilidade publica para as mulheres de todo o estado", explicou o vice-prefeito.

Goretti Reis reconheceu que a Legião Feminina presta um serviço importante, pois o cuidado preventivo proporcionado pelos exames de rotina para detecção precoce de câncer na mulher é fundamental também para saúde pública. "Quando diagnosticado cedo, seja através de exames ginecológicos  ou mesmo por meio de uma mamografia, o câncer é curável. Como gestora, acredito no potencial do fortalecimento das parcerias com entidades filantrópicas", disse.

UPA Nestor Piva

Na Unidade de Pronto Atendimento Goretti e Machado foram  recebidos pela  coordenadora da UPA Zona Norte, Luciene de Santana, juntamente com o gerente administrativo Lincoln Vitor e a gerente de enfermagem Ana Elizabeth. Também estava presente o secretario adjunto, Petrônio Gomes. Após discutir pautas como escalas de médicos e melhorias nas rotinas de trabalho, a exemplo da intervenção do chefe de plantão medico, Goretti Reis convocou os gestores para ir in loco observar o funcionamento dos diversos setores da Urgência.   

"A UPA é alvo de ações constantes da Saúde de Aracaju. Aqui nos esforçamos diuturnamente, apesar das dificuldades que são várias, e envolvem desde a necessidade de novos profissionais a estrutura de atendimento. Acredito que, para se chegar às melhorias, é importante ouvir não só os dirigentes como também o anseio dos profissionais e a própria comunidade em relação à demanda, as dificuldades do dia a dia. Hoje vemos uma necessidade urgente de reformas no prédio que já estão previstas para acontecer e que vão beneficiar não só os profissionais que lá trabalham como a população", enfatizou Goretti .

A secretária também explicou que a estrutura da UPA é antiga, nunca passou por uma manutenção ou reforma abrangente e, para agravar a situação, desde setembro de 2012 a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não repassa os recursos financeiros de custeios para o município de Aracaju, que hoje vem arcando sozinho com todas as despesas da unidade.

Na UPA Zona Norte, o vice-prefeito reafirmou o compromisso permanente firmado por ele, pelo prefeito João Alves e por toda a equipe do executivo municipal de melhorar a Saúde de Aracaju. "Nós reconhecemos e acreditamos no esforço e empenho de Goretti Reis e da sua equipe de gestores da Secretaria Municipal da Saúde", frisou Machado, destacando que as reclamações sobre a saúde que a população fez na época das eleições não serão esquecidas.