Aracaju é convidada a concorrer como sede do Mundial de Handebol

Juventude e Esporte
11/09/2013 15h56

Nesta quarta-feira, 11, o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, visitou o secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Batalha, sondando a possibilidade de Aracaju concorrer como sede do 6º Campeonato Mundial de Handebol de Areia. O torneio esportivo acontece no Brasil entre julho e agosto de 2014.

O campeonato reunirá 24 times, nas categorias feminino e masculino, de 12 países diferentes, envolvendo os cinco continentes. "Seria uma oportunidade maravilhosa de estimular o esporte e projetar Aracaju mundialmente", pontua o secretário de Comunicação.

Para o presidente da Confederação, Aracaju tem toda a capacidade para receber um evento internacional. "Fui à Suíça e conseguimos trazer o evento para o Brasil. Agora trago essa proposta porque sei que será um evento muito importante para a capital sergipana, com relação ao esporte e, especialmente, com relação ao trade turístico", analisa Manoel Luiz. A expectativa é que o evento leve à cidade sede cerca de 500 turistas de vários locais do mundo, especialmente da Europa.

O secretário Carlos Batalha lembrou, ainda, como o prefeito João Alves Filho é um grande incentivador do esporte. "Em 2006, quando João Alves era governador do Estado e eu ocupava a pasta dos Esportes, Aracaju sediou o Panamericano de Handebol. Na ocasião, o time masculino venceu o primeiro título em competição panamericana. A parceria para o evento foi um sucesso, e esperamos poder repeti-la", afirma Batalha.

Nos próximos dias, a proposta será apresentada ao prefeito João Alves Filho, que irá receber também o Caderno de Encargos para que seja analisada a viabilidade de receber o campeonato. Caso a proposta seja aceita, Aracaju concorrerá com Vitória e Natal.