PMA realiza reunião sobre o PCASP

Fazenda
18/10/2013 16h08

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 18, uma reunião entre todas as secretarias das áreas de contabilidade, patrimonial, almoxarifado e transporte da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O objetivo foi apresentar o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). O Plano é determinado pela resolução 753 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que obriga a criação de um sistema integrado e único que substitua os diversos existentes atualmente. A customização deste novo sistema vai agregar funcionalidade e segurança tecnológica, além de comunicação e relatórios gerenciais em tempo real.

Como não foi implementado à época do surgimento da Lei - o Plano é facultativo desde 2010 - a atual gestão terá que colocar em prática a criação do novo sistema, por meio de uma licitação; orçamento, contabilidade, tributários, convênios, tudo será condensado em um banco único. Por ter uma resolução que dá o prazo final a PMA até o final de 2014, faz-se imprescindível a organização até o final deste ano, no intuito de consolidar cada detalhe e estabelecer a integração e a comunicação entre os sistemas.

Para isso, o primeiro passo foi dado. De acordo com Marcos Dias, consultor técnico da Secretaria Municipal da Fazenda e responsável pela apresentação do projeto, a importância da reunião foi a possibilidade de conscientizar a todos, ouvir as dificuldades dos servidores e explanar sobre a necessidade do empenho por parte de toda a equipe técnica envolvida, desde patrimonial, almoxarifado, contabilidade, até frota e pessoal do atendimento dos postos de saúde, por exemplo. "A participação foi muito boa, os detalhes foram apresentados", disse o consultor. A partir de segunda-feira, 21, haverá diversas reuniões nas secretarias com a finalidade de garantir avança gradativo no projeto.

Com a atual estrutura só é possível, por exemplo, a retirada um relatório consolidado no final de cada mês. Para Antônio Carlos Santa Rita, diretor administrativo e financeiro da PMA, o projeto é de suma importância para simplificar o trabalho dos funcionários, direcionar cada modalidade de serviço a funcionários efetivos e comissionados, frisando que o trabalho passará a ser mais em conjunto, de equipe. "Objetivo principal é dar uma condição de transparência que existe hoje no sistema interno da PMA e à população em geral", afirma o diretor.