Tarde Rosa mobilizou mais de 1.000 mulheres para prevenção do câncer de mama

Saúde
18/10/2013 19h14

Centenas de mulheres vindas de diversos bairros de Aracaju e municípios do interior de Sergipe formaram uma multidão no Parque da Sementeira durante a tarde da sexta-feira, 18. Animadas pelo convite do evento Tarde Rosa, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com diversas instituições, mulheres de diferentes idades e classes sociais participaram de ações de educação em saúde, lazer, beleza, estética e esporte.

A secretária da Saúde de Aracaju Goretti Reis abriu a Tarde Rosa destacando o orgulho que sente ao ver tantas cidadãs reunidas pelo movimento Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama. “Mulheres, vamos nos unir e cuidar melhor da nossa saúde. Vamos realizar  todos os cuidados para prevenir o câncer. Como secretária da Saúde, enfermeira e mulher, estou muito feliz em ver os bons resultados do Outubro Rosa", disse Goretti.

A secretária afirmou ainda que o dia comemorativo é promovido em diversas cidades sergipanas, graças a uma luta que abraçou enquanto deputada estadual, por meio do projeto de Lei 267/2011 que institui o 'Outubro Rosa' como evento oficial. "Este dia serve para estimular a prevenção do câncer, que é uma das principais causas de  morte em mulheres brasileiras e sergipanas”, completa Goretti Reis.

Também prestigiaram o encontro o prefeito João Alves Filho, o vice José Machado, a senadora Maria do Carmo,  a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães, a coordenadora de Promoção a Saúde de Aracaju, Maria Antonia D’ávila, a madrinha do 'Outubro Rosa' Grace Franco, os diretores e coordenadores dos Programas da Saúde de Aracaju e, ainda, representantes de ONGs  que atuam no combate ao câncer como AMO, AACASE, Legião Feminina de Combate ao Câncer.

Mulheres unidas na prevenção do câncer

Atividades de dança, aulas do programa 'Academia da Cidade', orientação nutricional, avaliação antropométrica, massoterapia, cuidados de beleza, entre outras ações, aconteceram em diversas tendas montadas pelas universidades UFS e UNIT, o SENAC e a AVON, parceiros do evento que, na ocasião, realizaram um grande movimento de Promoção à Saúde.

A organização da Tarde Rosa foi elogiada por quem prestigiou o encontro. A exemplo da  funcionária pública Maria Lenilde, 43 anos que ficou entusiasmada em participar pela primeira vez das ações do Outubro Rosa. “Foi uma organização de qualidade, a mulher se sente valorizada com todo esse esforço em prol da nossa saúde. Sem dúvida virei para mais e mais eventos”, disse Maria Lenilde que experimentou diversos dos serviços ofertados gratuitamente.

União e empenho dos servidores da Saúde de Aracaju

Para uma das organizadoras do evento, a coordenadora de Promoção a Saúde de Aracaju, Maria Antonia D’ávila, o sucesso da Tarde Rosa se deu em razão da união e empenho dos servidores de diversos setores da SMS e foi possível graças ao compromisso das diversas instituições parceiras.

“Com a colaboração de todos e o apoio incondicional da secretária Goretti Reis foi possível reunirmos um grande volume de ações em um único lugar. Através dos cuidados em saúde - como estímulo ao estilo de vida mais saudável - promovemos uma tarde em que orientamos centenas de  mulheres para adotarem cuidados essenciais na prevenção do câncer de mama. Esses cuidados estão em fazer exame das mamas, ter uma alimentação saudável e adotar a prática frequente de exercícios físicos, além de evitar hábitos nocivos como o uso constante  de cigarro”, explica. A coordenadora disse também que nas Unidades de Saúde da capital a oferta de exames e palestras sobre o câncer de mama continuam sendo intensificados durante todo o mês de outubro.

Ainda do movimento, no dia 24, Goretti Reis participa de uma Sessão Especial na Alese.