Semed apresenta para os professores como funciona na prática o concurso Show de Aulas

Educação
22/10/2013 15h39

A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) está reunindo os professores da rede de ensino, no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo a EMEF Presidente Vargas, para informar como vai funcionar na prática o Concurso Show de Aulas, que tem o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento profissional dos docentes por meio do estímulo à produção de material didático para uso como recurso pedagógico.

Podem participar da seleção professores da rede municipal de ensino de Aracaju que estejam em regência ou desempenhando outra atividade na Semed e tenham formação em qualquer licenciatura plena. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 1º de novembro. No Show de Aulas, o melhor trabalho de cada tópico receberá um prêmio no valor de R$ 600.

A professora Marina Pinheiro, líder em Educação da Joy Street, empresa que desenvolve os programas da Microsoft do Power Point do concurso, disse que nesses encontros com os professores está sendo apresentado o real sentido do Concurso Show de Aulas, que é voltado para a valorização e autoria da didática pedagógica dos professores da rede municipal no circulo de conhecimentos.

"Este concurso é um incremento da premiação da Semed, pois o professor aparecerá de forma diferenciada com um material de suporte de suas aulas em Power Point, que são os tópicos selecionados e que o docente usará como conceitos fundamentais para a aprendizagem do educando de hoje com as demandas próprias dessa cultura", observa Marina Pinheiro.

Ela salienta que, desta forma, o aprendiz é submetido a novas mídias que geram uma imersão no engajamento para o qual a escola moderna não pode ficar a parte, para trás. "A aula se torna apenas um suporte para a montagem de novos cenários de aprendizagem para que o professor crie diálogos, explicações das imagens, abordar suas questões despertando efetiva curiosidade investigativa do aluno", enfatizou Marina Pinheiro.

Ainda de acordo com Marina Pinheiro, este Show de Aulas dará uma grande visibilidade ao trabalho dos professores que forem selecionados. Ela concluiu informando que a outra representante da Joy Street, Renata Stadler, líder em Comunicação, está apresentando para os docentes o passo a passo do concurso, o cronograma, o processo e formato, enfim, toda parte da submissão dos trabalhos até o momento do Power Point para apresentação para rede municipal.

Aprovação dos Professores

Carlos Costa, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, acredita que esse concurso é fundamental para o desenvolvimento do ensino público de Aracaju. "É muito bom perceber o compromisso com o desenvolvimento da educação pública de qualidade que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Semed, vem implantando em nossas escolas. Esse concurso é só mais uma prova desse compromisso", afirmou o professor. 

Para a professora da Emef Costa Melo, Auridete Carvalho, esse concurso realmente é um Show de Aula. "Esse concurso veio em um ótimo momento, quando as escolas de Aracaju estão entrando em uma nova fase da educação que é a fase da educação digital. Em sala de aula eu percebo que os alunos já não estão mais satisfeitos só com a aula tradicional, eles querem mais, eles querem algo novo e esse concurso vem buscando essa mudança", disse.