Saúde de Aracaju combate à Dengue em hotéis e pousadas da Orla

Saúde
09/01/2014 10h59

Ação direta e eficaz. A saúde de Aracaju realiza campanha de prevenção à dengue através de aplicação de inseticida, com equipamento de 'fumacê' diretamente empregado nas áreas gerais de hotéis e pousadas da Orla de Aracaju. A ideia é intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti no período que antecede a prévia carnavalesca, impedindo que turistas com o vírus da doença possam multiplicar o contágio do mosquito e consequentemente se crie um ciclo de dengue, atingindo aracajuanos e visitantes. A ação também impede a possibilidade de criação de focos de dengue pelo acúmulo de água.

“Faremos dois ciclos de aplicação de inseticida em duas semanas, sendo dois dias consecutivos. Além de eliminar possíveis focos de dengue, estamos orientando o pessoal de hotéis e pousadas para que os mesmos possam fazer a prevenção da doença, através de atitudes simples como o não acúmulo de água e ficando sempre atentos”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Controle de Dengue, Taíse Cavalcante.

Os agentes de endemias entram em locais verificando e aplicando inseticida em ralos de água, casas de piscinas, fontes, área subterrânea e compartimentos que por ventura possam acumular água limpa, foco de criadouro do mosquito. Segundo o supervisor geral dos trabalhos de aplicação do inseticida, Elielson Lima, a eficácia do trabalho se deve justamente às visitas dos agentes.

“Sabemos que com o alto fluxo turístico, o risco de pessoas portando o vírus da dengue aumenta. Nosso trabalho é justamente impedir que o mosquito sem a dengue possa picar alguém infectado se transformando em hospedeiro e se multiplicando, o que demora em média sete dias para acontecer, por isso nosso trabalho será repetido na próxima semana, para que evitemos a proliferação da dengue”, disse Elielson.

Para a recepcionista Bevenuta Andrade do Rosário, o trabalho da Saúde de Aracaju merece ser enaltecido justamente pelo resultado final. “Já aconteceu uma ação desse ano passado e não tivemos nenhum caso de dengue aqui na pousada e nas redondezas. Acho maravilhosa essa iniciativa que vem prevenir uma doença que pode se tornar tão grave”, pontuou a atendente.

Para o proprietário de uma pousada na região, Ronei Alexandre da Silva, a aplicação do fumacê precisa ser complementada com ações dentro dos locais, sendo que os próprios clientes também precisam fazer sua parte para combater o mosquito. “Agradecemos esta ação que vem complementar as nossas, visto que aqui já aplicamos inseticidas a cada dois meses, mas nada surte efeito se não tivermos o apoio dos nossos hóspedes. Sempre pedimos para que  não deixem janelas abertas, não deixem água acumulada e nos aponte possíveis focos para que possamos eliminá-los”, disse Ronei.

Surpresa por ver o agente de Endemia dentro do hotel onde está hospedada, a brasiliense Sueli de Jesus Rodrigues contou que em seu estado a dengue também é uma preocupação e que entende a ação da Saúde de Aracaju como algo exemplar e que deveria ser copiado por todos os estados. “Combater a dengue é uma responsabilidade de todos e é melhor usarmos a máxima de prevenção ao invés de remediar a situação. Parabenizo essa atitude que vejo como exemplar por passar em cada local, verificando onde o mosquito possa se proliferar e eliminando-o diretamente. Sentimos segurança ao ver que o cuidado com a dengue em Aracaju é bem planejado e que certamente vem surtindo resultados positivos para o combate”, observou a turista.

Cronograma de aplicação de “fumacê”, através do carro, nos bairros de Aracaju

Bairro Grageru – 1º ciclo – 15 a 17/01

                       - 2º ciclo – 22 a 24/01

                       - 3º ciclo - 29 a 31/01

 

Bairro São José – 1º ciclo - 14 e 15/01

                        - 2º ciclo - 21 e 22/01

                        - 3º ciclo – 28 e 29/01

 

Bairro Treze de Julho – 1º ciclo – 16 e 17/01

                                - 2º ciclo – 23 e 24/01

                                - 3º ciclo – 30 e 31/01

 

Bairro Atalaia - 1º ciclo – 13 a 17/01

                     - 2º ciclo 20 a 24/01

                     - 3º ciclo – 27 a 31/01

 

Bairro Centro – 1º ciclo – 14 a 16/01

                     - 2º ciclo – 21 a 23/01

                     - 3º ciclo – 28 a 30/01

 

Bairro Coroa do Meio  – 1º ciclo – 13 a 16/01

                                - 2º ciclo – 20 e 23/01

                                - 3º ciclo – 27 a 30/01

 

Bairro Farolândia - 1º ciclo – 13 a 17/01

                         - 2º ciclo - 20 a 24/01

                          - 3º ciclo – 27 a 31/01