GMA atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde durante o Pré-Caju

Guarda Municipal
26/01/2014 23h31

Durante os três dias de Pré-Caju, que começou na última sexta-feira, 24, e encerra neste domingo, 26, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) esteve presente garantindo a segurança de foliões e turistas em pontos estratégicos, como os portões de acesso ao Parque da Sementeira, camarote da acessibilidade e terminais de integração. Além desses locais, a Guarda deu apoio ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e da Atenção Domiciliar.

Como já ocorrido em outras festas, a exemplo do Forró Caju, um efetivo da GMA foi empregado nos estandes desses órgãos para garantir que tanto profissionais quanto foliões tivessem suas necessidades atendidas. De acordo com o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, o objetivo é garantir a execução e a segurança dos serviços disponibilizados pela prefeitura.

Para tanto, foram disponibilizados guardas durante todo o dia a fim de resguardar a estrutura e acompanhar o serviço dos órgãos. "Colocamos equipes de plantão com o Atendimento Domiciliar do município, para recepcionar as pessoas que são acometidas de alguma enfermidade e, com relação à vigilância sanitária, dois guardas dão apoio acompanhando os fiscais na execução das atividades pertinentes ao órgão, como a fiscalização da higienização e preservação dos alimentos nos locais de venda", explicou o coronel.

A Atenção Domiciliar trouxe para a festa uma equipe especializada em atendimento de pequeno e médio porte, a fim de cuidar dos casos de traumas, excesso de álcool, cortes, desmaios, hipoglicemia, entre outras ocorrências. A coordenadora do órgão, Ana Elisabete dos Santos Silva, elogiou a parceria com a GMA. "Nós solicitamos a presença da Guarda conosco e fomos prontamente atendidos. Durante o evento e após o término temos esse suporte e só temos que elogiar e agradecer todo o apoio dado", enfatizou.

A Vigilância Sanitária atuou durante os três dias verificando se os vendedores estavam seguindo as normas de higiene passadas, se o manuseio dos alimentos estava correto, se utilizavam os equipamentos de proteção individual obrigatórios e até mesmo apreendendo materiais irregulares. "O apoio da Guarda acontece principalmente com a equipe de apreensão de gelo. Todas as vezes em que é necessário uma ação mais enérgica, sempre fazemos essa parceria. Dessa forma, todos só têm a ganhar. Agradeço à GMA por sempre atender às nossas solicitações", ressaltou Ávio Batalha de Brito, coordenador da Vigilância Sanitária de Aracaju.

Para a Guarda Municipal, a interação com outros órgãos municipais faz com que a população receba um serviço com cada vez mais qualidade. "A parceria com outras instituições é fundamental porque favorece a aproximação, cada um passa a conhecer as suas peculiaridades e, ao mesmo tempo, há uma maior aproximação. A Guarda se encaixa no contexto da segurança do município, que é potencializada com esses grupos e equipes que atuam na prévia carnavalesca. A parceria sempre resulta em resultados satisfatórios para todos, como podemos dizer que foi o pré-caju desse ano", afirmou o coronel Enilson.