Saúde de Aracaju estimula arte e geração de renda para grupo de mulheres com HIV

Saúde
18/02/2014 16h44

Tão importante como diagnosticar e tratar cedo o HIV, vírus causador da Aids, é esclarecer que ser portador do vírus não impede uma vida plena de conquistas e vitórias. A Saúde de Aracaju através do Programa DST/AIS a partir do Grupo Cidadã Positiva vai realizar oficinas de arte com as mulheres portadora do HIV.

O Projeto reunirá usuárias e profissionais da Saúde de Aracaju mensalmente no Cemar Siqueira Campos às 9:00h para promover reuniões de informação e oficinas de artesanatos para produção de objetos, utilizando a troca de saber entre o grupo. O objetivo é estimular a arte como forma de geração de renda e estimular o exercício da cidadania, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das portadoras.

Conforme a coordenadora do programa, Débora Oliveira, o Projeto foi pensado visando o acompanhamento intelectual das portadoras e a inclusão social. “O principal objetivo da realização do projeto é proporcionar as usuárias o desenvolvimento pessoal, diminuindo o stress e ansiedade, além do fortalecimento da autoestima dessas mulheres”, enfatizou a coordenadora do Programa.

A ação terá início no dia 20 de fevereiro com a formação do grupo e mostra de objetos artesanais. Segue abaixo a programação:

Março dia 20: Oficina para confecção de objetos.

Abril dia 17: Oficina de artesanato.

Maio dia 15: Comemoração do Dia das Mães: exposição dos objetos confeccionados.

Junho dia 26: Oficina de Artesanato.

Julho dia 17: Oficina de Artesanato.

Agosto dia 21: Alusão ao Dia dos Pais.

Setembro dia 18: Oficina de Artesanato.

Outubro dia 16: Oficina de artesanato e palestra sobre sífilis em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis.

Novembro dia 20: Oficina de artesanato, palestra em alusão do Dia Mundial do Diabetes.

Dezembro dia 18: Confraternização de final de ano e exposição dos trabalhos.