Saúde de Aracaju promove Projeto Saúde na praia e atuará no Projeto Verão

Saúde
18/02/2014 16h42

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, sergipanos e turistas curtirão a vasta programação do Projeto Verão 2014, nas areias da Praia de Atalaia, em Aracaju. Durante os dias do evento, a Saúde de Aracaju apresentará o projeto piloto “Saúde na Praia”, que vai contemplar várias atividades durante o dia. Para garantir o bem-estar das pessoas, a Secretaria ainda montará dois stands na área da festa, com equipe médica e agentes da Vigilância Sanitária, para que o público possa curtir e ser atendido, em caso de necessidade de auxílio médico.

Segundo esclareceu a secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado, o “Saúde na Praia” é uma ação inédita, abrangendo diversas áreas, indo desde boas práticas de manipulação e consumo de alimentos, passando por práticas corporais e adoção de hábitos saudáveis até ações em prol da limpeza das praias.

“Trata-se de uma extensão da Academia da Cidade que acontecerá no mesmo período do Projeto Verão, sendo que as atividades serão pela manhã, das 9h às 12h, em frente à Passarela do Caranguejo, baseado na promoção da saúde. Contaremos também com o respaldo de várias Secretarias que possuem relação direta com o bem-estar da saúde da população”, disse Leane. Além da Secretaria da Saúde de Aracaju, o “Saúde na Praia” contará com o apoio da SMTT, Sema, Emsurb, Funcaju, Sejesp e da Secretaria do Turismo.

Na parte da noite, enquanto acontece o Projeto Verão, o público terá para seus cuidados o auxílio de dois stands localizados na proximidade do antigo Hotel Parque dos Coqueiros. Segundo a coordenadora da Atenção Domiciliar da Saúde de Aracaju, Ana Elizabete dos Santos Silva serão duas equipes para atender pacientes durante a festa.

“Teremos duas escalas de trabalho. Sendo uma das 8h às 20h e outra das 19h até o final dos shows. Dessa forma abrangeremos o Projeto “Saúde na Praia” e o “Projeto Verão”. Teremos estrutura para fazer suturas, atendimentos leves e de média complexidade. Já em casos mais graves estabilizamos o paciente e encaminhamos para o Hospital”, esclareceu Elizabete.

Pela manhã, a escala será composta por um médico (clínico cirúrgico), um enfermeiro, três técnicos de enfermagem e um supervisor. Na parte da noite, o stand vai contar com dois médicos (clínico geral e um cirurgião), um enfermeiro, oito técnicos de enfermagem, dois auxiliares administrativos além de equipes de manutenção.

Já a partir desta sexta-feira até o domingo, das 9h às 12h, será promovida uma ação na Passarela do Caranguejo onde a Vigilância Sanitária, em parceria com outros órgãos, distribuirá material educativo abordando também cuidados com alimentos. Durante a noite, os agentes fiscalizarão os comerciantes e seus respectivos alimentos vendidos durante a festa. Para denúncias, apreensão de materiais irregulares e concentração das equipes de trabalhos, a Vigilância Sanitária também terá um stand localizado nas imediações do stand da saúde.