Exposição na Álvaro Santos reúne trabalhos de duas gerações sobre os festejos juninos

Cultura
07/05/2014 19h26

A abertura da exposição "Duas gerações um mesmo tempo" aconteceu na noite de terça-feira, 6, na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju). A mostra conta com obras dos artistas Pedro Boeira e Joel Dantas, fazendo um contraste entre a experiência e uma nova geração, sobre o mesmo tema: os festejos juninos.

Para o diretor da unidade, Luiz Adelmo, a galeria está cumprindo seu papel, que é de incentivar e os artistas sergipanos ou que aqui residem. "Esse evento é uma continuação do Salão dos Novos, e hoje podemos ter o prazer de expor obras do jovem artista Pedro Boeira, que foi descoberto pela Galeria Álvaro Santos, junto com o experiente Joel Dantas, que tem suas obras expostas todos os anos em nosso espaço", disse, lamentando o fato de ainda de existir pessoas que não consigam enxergar isso. "Infelizmente nós não podemos obrigar a todo mundo a ter sensibilidade. Esta noite foi grandiosa, e as artes plásticas em Sergipe está em regozijo", declarou.

A vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, destacou a proposta da exposição. "O que encontramos aqui nessa mostra é uma bela escolha do diretor da galeria, uma junção de duas visões sobre o mesmo tema, a arte mais experiente e acadêmica de Joel e uma arte jovem de um pintor que foi aluno da Escola de Arte Valdice Teles e que esta descobrindo seu caminho", comenta.

 O artista plástico Pedro Boeira revelou a sua emoção em expor suas obras. "Eu sou cronista da cidade, minha maior inspiração é a nossa bela Aracaju. A emoção é grande em poder participar de uma exposição ao lado de alguém tão conhecido no cenário das artes plásticas no Estado  como é Joel Dantas", disse.

Joel Dantas, um artista que por muito tempo vem expondo suas obras na galeria, agradeceu mais esta oportunidade. "O papel que a Álvaro Santos desenvolve para sociedade sergipana está sendo exercido com toda qualidade, e os artistas só tem a agradecer por todas as oportunidades criadas", afirmou.

 "É sempre importante o apoio à cultura da nossa cidade e do nosso Estado, em suas diversas manifestações. A galeria faz isso com maestria, e a secretaria estará sempre dando todo o suporte necessário para que seja fomentada essa carência no nosso Estado", completou o secretário Especial de Cultura, Manoel Viana (Léo Viana).

A exposição, que abre a temporada de festejos juninos da capital sergipana, ficará aberta ao publico de 7 a 24 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. A Galeria de Arte Álvaro Santos é situada na Praça Olímpio Campos, s/n, Centro.