Educação Emocional e Social foi o tema do segundo dia do Fórum Estadual da Undime-SE

Educação
08/05/2014 17h39

O segundo dia de realização do Fórum Estadual da Undime, que reúne dirigentes municipais de Educação, foi aberto nesta quinta-feira, 08, pela secretária Municipal da Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira Santana, que ressaltou que o evento é uma grande oportunidade para que todos os secretários municipais de Educação de Sergipe possam conhecer o que há de mais novo em ações direcionadas ao desenvolvimento educacional.

 O encontro, que acontece no auditório do Hotel Riverside, começou com a palestra proferida pelo professor João Roberto de Araújo, que abordou o tema "A Educação Emocional e Social e a Melhoria dos Índices de Aprendizagem". A segunda palestrante foi Sandra Garcia, que falou sobre "Habilidades Sociais - Contribuições com Aprendizagem Eficiente".

 Mestre em psicologia social, João Roberto resumiu o tema de sua palestra dizendo que no processo educacional as escolas ensinam História, Geografia, Matemática, Português e outras disciplinas, mas não ensinam como lidar com a ansiedade, a raiva e o ciúme. "Por essa razão, sugiro introduzir a educação emocional para as crianças se tornarem mais pacíficas e felizes", salientou.

 Por sua vez, a secretária Marcia Valéria, que também é presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SE), explicou que o fórum visa expor e expandir para os municípios ações que visem oferecer uma melhor qualidade de ensino. Objetiva ainda, mostrar as experiências positivas na área da educação e estreitar os laços com cada município, bem como, fortalecer a Undime.

Secretários avaliam fórum

 Para a secretária Municipal de Educação de Ribeirópolis, Isabel Oliveira, todo evento como este fórum estadual, que está ligado a educação é de fundamental importância para capacitar os dirigentes e melhorar o desempenho do aluno na busca da aprendizagem e melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). "Os secretários precisam de capacitação para leva resultados positivos para seus municípios", observou.

 Já a secretária Municipal de Educação de Tomar do Geru, Pergentina Fonseca, considerou o evento como uma oportunidade de aprimoramento de

conhecimentos, visto que em seu município, é oferecida aos educadores a formação continuada e assessoria pedagógica. "Os temas aqui tratados nos serve para fazer uma reflexão e rever a metodologia de ensino, um tema muito forte", avaliou.