Programa de Tratamento do Tabagismo finaliza grupo e comemora Dia Mundial sem Tabaco

Saúde
28/05/2014 18h05

Na tarde desta quarta-feira, 28, o Programa de Tratamento do Tabagismo, realizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do conjunto Augusto Franco, finaliza mais um grupo de ex-fumantes. No tratamento eles são avaliados durante oito semanas, recebem medicação, além de acompanhamento. Na última reunião foram tiradas dúvidas e dadas orientações para quem parou definitivamente de fumar e também para os que sofreram recaídas. A ação também contou com uma comemoração alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no sábado, 31.

A pneumologista responsável pelo programa, Ana Paula Argolo, informa que a abstinência do cigarro dura entre quatro e oito semanas. "O tratamento deste grupo começou no dia nove de abril, passando por seis reuniões em oito semanas e hoje eles concluem o ciclo das reuniões. As quatro primeiras reuniões são semanais e as duas últimas são quinzenais. A partir de agora eles começam um outro ciclo que são encontros mensais de manutenção.", explica a Ana Paula.

A pneumologista ainda afirma que a abstinência só passa se a pessoa não voltar a fumar. "Das 19 pessoas apenas duas tiveram recaídas, mesmo assim fumando bem menos do que quando iniciaram. O objetivo do tratamento é oferecer informações e estratégias para que consigam alcançar os seus objetivos que é parar de fumar. Todos que participaram estão de parabéns pelo esforço e determinação em possuir uma vida mais saudável sem o cigarro.", afirma a pneumologista.

Para Francisco Freire de Oliveira, que fumava há 30 anos, participar deste tratamento foi essencial. "Com o fim do tratamento abandonei o cigarro de caráter definitivo. Estou levando os melhores ensinamentos e pretendo colocar em prática todas as técnicas para não sentir mais vontade de fumar. Agradeço muito a esse programa de me dar a oportunidade de ter uma vida mais saudável e vencer o tabagismo. Além de melhorar a minha saúde, melhora a autoestima, diminui o stress e o cansaço.", diz.

Gicênia Guimarães da Cruz, que fumava durante 30 anos, explica que decidiu parar de fumar porque começou a ter problemas de saúde. "Antes sentia muitas dores nas costas, me sentindo inchada e depois do tratamento melhorou muito", conta.

O programa de tratamento

A coordenadora do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do conjunto Augusto Franco, Graça Barros, explica que o acesso ao programa é muito simples. "Nós estamos de portas abertas para receber qualquer fumante que esteja com vontade de receber tratamento. Para participar não é preciso encaminhamento médico, basta o fumante interessado comparecer ao Cemar e ser avaliado sem agendamento prévio.", conclui.

O Programa de Tratamento do Tabagismo da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta-feira a partir das 14h. E possui uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo e assistente social. Os interessados podem ligar para o número: 3179-2743.