Saúde de Aracaju prestigia recebimento de Selo do Hospital e Maternidade Santa Izabel

Saúde
16/06/2014 17h52

Na tarde desta segunda-feira, 16, a Saúde de Aracaju participou da solenidade de recebimento do selo “Hospital Amigo da Criança”, conquistado pelo Hospital e Maternidade Santa Izabel. Representando a Secretaria da Saúde de Aracaju, estiveram presentes a diretora de Atenção Básica à Saúde, Ana Elizabeth, além das coordenadoras do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem, Rita Bitencourt e do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila.

Para a conquista deste selo, o hospital teve que mudar alguns procedimentos e diretrizes, além de capacitar os profissionais e investir na estrutura física. O título é concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para as maternidades que conseguem cumprir dez passos do aleitamento materno. Estas diretrizes têm objetivo de melhorar o atendimento às gestantes, orientando as mães sobre os cuidados com o bebê, a importância do aleitamento materno e da amamentação após o parto.

De acordo com Paulo Bonilha, coordenador geral da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, conquistar o selo “Hospital Amigo da Criança” exige muito esforço e dedicação. “É uma alegria estar aqui para entregar pela primeira vez este título ao Hospital Santa Izabel, que tem uma equipe de profissionais dedicada, que há muitos anos luta para conseguir este selo. É um longo percurso de preparação de profissionais, para que saibam como orientar as famílias que aqui são tratadas, tanto as mães, quanto os companheiros, assim como dá uma melhor assistência aos bebês.”, explicou.

A diretora clínica geral e pediátrica do Hospital Santa Izabel, Débora Leite, explicou que este prêmio é um reconhecimento externo para que a comunidade saiba que o hospital trabalha dentro das diretrizes do ‘Amigo da Criança’, no incentivo ao primeiro contato da mãe com o bebê e ao aleitamento materno. “Dentro da primeira hora de vida, nós estimulamos o contato da mãe com o filho. Nossa equipe possui profissionais do Posto de Coleta de Leite Humano, que serve para captação de leite materno, assim como para orientar mães com dificuldades de amamentação.”, disse.

Rita Bitencourt, coordenadora do Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem, afirmou que, para a Secretaria da Saúde de Aracaju, que possui um convênio com a maternidade, é muito importante este recebimento de título, onde 60% dos partos que acontece aqui são de crianças aracajuanas.  “Isso é gratificante, pois é um espaço com atendimento humanizado e de qualidade. Para a maternidade receber este título foi necessário mudar suas práticas e condutas junto à criança e a mãe, o que reduz a mortalidade infantil e muitas outras complicações pós-parto”, pontuou.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, das secretarias das Saúde Municipal e Estadual, além dos diretores e gerentes do Hospital Santa Izabel.