Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju se apresenta pela primeira vez no Forró Caju

Educação
25/06/2014 16h00

A sétima noite do Forró Caju, na terça-feira (24), dia de São João, foi marcada por um fato inédito. Pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar), que é formada por 300 alunos da rede municipal de ensino da capital, apresentou-se no tradicional evento que é promovido nos mercados centrais pela Prefeitura de Aracaju.   

A apresentação da Oscar, regida pelo maestro Ion Bressan, começou às 18h, abrindo a noite com a união da música clássica ao ritmo típico da região Nordeste, o forró. Ao som de "Olha pro céu meu amor", música do rei do baião, Luiz Gonzaga, a orquestra emocionou o público presente que aplaudiu a execução com bastante entusiasmo.

A estudante de Direito, Mirela Gonçalves, disse que foi uma excelente iniciativa  da Prefeitura incluir a apresentação da orquestra no Forró Caju. Um feito inédito nesse evento que atrai pessoas não só da capital, mas também do interior do Estado e turistas que visitam a cidade nesse período de festejos juninos.

"Unir o forró com o erudito é uma forma de expandir a cultura e fazer algo novo. É diferente, não dá para negar, mas ao mesmo tempo é ótimo porque dá para apreciar vários ritmos em um só lugar. Que continue sempre e fazendo do Forró Caju uma festa de todos os ritmos", afirmou a jovem que estava pela primeira vez assistindo uma apresentação da Oscar.

Outras apresentações da Oscar

A Oscar foi lançada oficialmente no dia 18 de dezembro de 2013 quando, na oportunidade, também fez a primeira apresentação oficial, o Concerto de Natal, ocorrido no Centro Administrativo Aloísio Campos, sede da Prefeitura de Aracaju. Na ocasião, o concerto contou com o coro de alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e convidados da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Em 2014, a Oscar se apresentou pela primeira vez em público no dia 27 de fevereiro, na inauguração da Praça Camerino, que foi totalmente reformada numa parceria do município com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A orquestra também fez outra apresentação este ano dentro da programação do 159º Aniversário de Aracaju, no dia 18 de março, no Teatro Tobias Barreto.

O maestro Ion Bressan informou que a Oscar faz parte de um projeto da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Semed, que visa o desenvolvimento de atividades essenciais com os alunos, como por exemplo, ensinar música e prática de tocar em conjunto. "Os estudantes são estimulados a conquistarem uma profissão, pois o projeto objetiva dar mais qualidade ao ensino", explicou.