Ouvidor Geral do Município de Aracaju apresenta painel em seminário no RJ

Controladoria Geral do Município
26/08/2014 14h33

A Controladoria Geral do Município, através da Ouvidoria Geral de Aracaju, participou, no período de 20 a 22 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, do 9º Seminário Nacional Ouvidores & Ouvidorias, cujo tema central foi "Vozes das Ruas".

O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, contou com a participação de representantes de ouvidorias públicas e privadas de 17 estados. O Ouvidor Geral do Município de Aracaju, Berivaldo Figueiredo, apresentou um dos painéis. "O convite é um reconhecimento pelas ações que lograram sucesso e que passaram a ser observadas fora do Estado", disse.

O tema que coube ao ouvidor geral foi ‘Você, ouvidor: está "ouvindo" as Vozes da Rua? Elas têm influência na sua Ouvidoria? Sua Ouvidoria está estruturada para essa percepção?'.  Berivaldo apresentou uma visão de uma nova realidade nacional, pois a Ouvidoria Geral do Município iniciou suas atividades no ano passado, quando começavam a surgir os fortes movimentos de rua em todo o Brasil.

"Na época, foi organizada uma estrutura visando nos prepararmos para as manifestações que normalmente são demandadas, como também para podermos ter uma maior interação com os movimentos populares, quando necessário. Criamos uma rede de Ouvidorias com seus Ouvidores Setoriais, implantamos um sistema informatizado eficiente e não oneroso, regulamentamos as atividades da Ouvidoria e realizamos ações externas proativas", destacou Figueiredo.

Para o ouvidor, é de grande importância a participação da CGM em eventos desse porte.  "Considero a participação da CGM, por intermédio da Ouvidoria Geral do Município, muito produtiva. Foi gratificante compartilhar com outras ouvidorias que detém larga experiência e que se admiraram com a nossa produção e nosso crescimento num curto período de vida pública", pontuou.

É importante frisar que as ouvidorias são uma ferramenta imprescindível para a gestão, seja pública ou privada, pois a sua efetiva participação poderá reduzir custos. "Ainda temos mais a crescer, contando com o contínuo apoio da administração Municipal, em prol do cidadão Aracajuano", relatou o Ouvidor Geral.