Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é pauta na CMA

Articulação Política e das Relações Institucionais
26/08/2014 17h31

O secretário Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, acompanhou, na manhã desta terça-feira, 26, a Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Participaram do pleito os profissionais e os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em que o presidente da instituição, Max Santos Guimarães, discursou sobre a importância do apoio público em ações em prol destes cidadãos.

"Temos 46 anos de história em Sergipe. Hoje, atendemos cerca de 200 pessoas, além de mantermos 28 funcionários, alguns em regime de voluntariado, mas preservar essa estrutura sem ajuda é muito complicado. Vivemos todos esses anos das doações que recebemos e infelizmente esse quantitativo caiu muito. Confiamos que essa situação não vá perdurar muito mais e esperamos poder contar com o apoio dos amigos vereadores e demais representantes da nossa capital e Estado", disse Max Guimarães.

Para o secretário Juvêncio Oliveira, é importante destacar as necessidades enfrentadas no dia-a-dia por cada uma das pessoas que trabalham em instituições filantrópicas e exercem atividades tão nobres em beneficio da saúde física e mental dos aracajuanos. "As ações desenvolvidas por instituições como a APAE são importantíssimas para garantir uma melhor qualidade de vida para os cidadãos portadores de deficiências. Entretanto, não podemos fechar os olhos para as dificuldades enfrentadas, uma vez que um trabalho como este necessita da união de forças. Por isso, fico muito feliz desta Casa ser palco de discussões como esta, pois nosso objetivo é buscar parcerias com os demais órgãos públicos para que um trabalho como este não seja interrompido", declarou Oliveira.

Sensibilizado com as necessidades da instituição, o vereador e líder Dr. Agnaldo, prontificou-se a buscar soluções junto às demais secretarias, incluindo o articulador Juvêncio Oliveira e, em especial, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). "A vinda dos representantes da APAE à Tribuna foi muito oportuna, pois sabemos de sua importância em Sergipe. Sabemos também que a instituição recebia apoio do Estado por verbas vindas da Assembleia Legislativa (AL) mas, há cerca de um ano, isso não é mais feito. Mesmo com todas as dificuldades, a instituição continua realizando um trabalho excepcional. Comprometo-me a ser a voz dessas pessoas junto à Semfas pra apresentar à sua secretária as necessidades deles e ver as possibilidades de ajudarmos de alguma forma", finalizou o vereador.