Anjos Azuis nas Escolas e Guarda Cidadã falam sobre drogas na EMEI Áurea Melo Zamor

Guarda Municipal
02/10/2014 17h55

Nesta quinta-feira, 02, os projetos Guarda Cidadã e Anjos Azuis nas Escolas fizeram mais uma ação visando o combate às drogas. Dessa vez a instituição escolhida foi a Escola Municipal de Ensino Infantil Áurea Melo Zamor, localizada no conjunto Orlando Dantas. Através de palestra e apresentação do teatro de bonecos, os grupos passaram para pais e alunos o quão nocivas são as drogas na vida das pessoas.

Os Anjos Azuis nas Escolas iniciaram a manhã de atividades com um bate papo esclarecedor com os pais dos alunos sobre drogas lícitas e ilícitas, como elas entram no cotidiano dos indivíduos e seus efeitos físicos, psíquicos e sociais. "O nosso objetivo é tentar frear um pouco essa crescente da violência e das drogas entre os jovens. Falar com os pais é importante também para que eles conheçam seus filhos, aprendam como identificar algumas atitudes e possam impedir algumas coisas", explicou a GM Eliene Silva, integrante dos Anjos Azuis nas Escolas.

Durante a exposição dos guardas, as mães e pais presentes puderam falar de exemplos que veem na comunidade ou até mesmo em suas famílias. "Tenho uma situação de alcoolismo em casa com meu pai e é muito difícil porque ele não quer se ajudar. Tudo o que eles falaram é interessante, pois a gente vê o que acontece em volta e uma mãe se sensibiliza com a dor de outra. A gente vai vendo o que tem que fazer para cuidar dos nossos filhos. Gostei muito", disse Jackeline Mendonça, 32 anos, mãe de duas alunas.

Professora da EMEI há 8 anos, Sandra Beiju agradeceu a presença dos guardas na escola. "É muito valiosa essa interação entre órgãos públicos, pois nós sabemos que a formação humana começa nessa fase da primeira infância. Nessa idade eles tem mais facilidade para aprender os valores de interação social e a Guarda vir aqui para falar dessa temática é significativo. Só tenho a agradecer e dizer que vamos consolidar cada vez mais essa parceria", ressaltou a educadora.

Ao final do trabalho com os pais, a Guarda Cidadã apresentou para crianças e adultos o teatro de fantoches mostrando a estória de Alice e Jaiminho. Os dois amigos sofrem com as investidas de Carlão, um traficante que tenta aliciar crianças prometendo "balinhas mágicas". Iludido, o menino aceita e tem sua vida destruída por causa do vício. Quando Carlão estava prestes a abordar Alice, a guarda municipal que cuidava da segurança da área chega e impede a ação do rapaz.

A coordenadora da escola, Denise de Melo Souza Ferreira, ficou bastante satisfeita com a ação desenvolvida e já aguarda a próxima etapa da parceria, quando a palestra e o teatro serão apresentados aos pais e alunos do turno da tarde. "Foi uma manhã muito produtiva, primeiro porque os adultos puderam tirar dúvidas sobre algumas drogas e as crianças se divertiram muito. Estamos localizados em frente a uma praça conhecida popularmente como "praça da maconha", então temos que continuar o trabalho. Dia 09 daremos continuidade e com certeza será tão bom quanto hoje", afirmou.