Moradoras do Conjunto Sol Nascente são orientadas para prevenir câncer de mama

Saúde
06/10/2014 16h55

O surgimento de nódulos no seio deve ser levado a conhecimento de um médico ou profissional da enfermagem. Essa foi uma das principais orientações passadas as moradoras do Conjunto Sol Nascente atendidas na Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira durante ação que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 6. A palestra marcou a abertura da programação da Campanha Outubro Rosa no bairro, uma iniciativa voltada para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.  

Até o próximo dia 10 de outubro, as usuárias do SUS serão acolhidas pela equipe da USF Manoel de Souza Pereira e convidadas a participar de ações como rodas de conversa para tirar dúvidas sobre câncer, agendamento para exame das mamas, exibição de vídeos, além de orientações sobre autoexame e mamografia.

Mulheres que acompanharam a palestra aproveitaram para aprender mais sobre os cuidados essenciais para prevenir a doença. Esse é o caso de Elinalda Francis Correia. A usuária revelou que a própria  irmã faleceu vitima do câncer no pâncreas.

 “Hoje adoto cuidados constantes para prevenir todo tipo de câncer, inclusive o de mama que previno, fazendo o autoexame e a mamografia um vez por ano. Outubro Rosa é uma boa iniciativa. Vejo que o diagnóstico precoce e o tratamento imediato são os principais aliados na luta contra o câncer, por isso é tão importante para nós, as mulheres, ficarmos mais atentas e nos cuidarmos mais”, revelou Francis Correia.

Durante a palestra, o estagiário e acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, Felipe Emanuel, reforçou que no autoexame, a mulher deve apalpar o próprio seio em busca de anormalidades naquela região. “Se encontrado algum nódulo, a mulher deve buscar ajuda no serviço de saúde. Mesmo assim, não deve entrar em pânico quando alguma alteração for encontra, pois pode não ser um caso de câncer. Existem outras alteração causadas na mama por fatores glandulares e fatores como a gravidez”, explicou.

Felipe Emanuel reforçou que quando diagnosticado cedo o câncer tem 95% de chances de tratamento eficaz e cura.  “O exame inicial para busca do câncer é o clinico. É o exame das mamas feito com auxilio de um profissional de saúde, seja um médico ou enfermeiro devidamente treinados. Quanto a mamografia , é um outro exame mais especializado que é recomendado para mulheres com mais de 40 anos ou se existe histórico de câncer na família, mulheres acima dos 35 anos”, explicou.

A enfermeira Irene Alves de Deus enfatizou durante o mês de Outubro toda mulher atendida pela Unidade de Saúde pode solicitar o exame das mamas junto a profissional da equipe. “Aquelas que também estão atentas a prevenir o câncer do colo do útero também podem marcar agendamento de exame de lâmina na recepção”, explicou.

Confira também:Aracaju inicia Outubro Rosa com palestras e exames no bairro Coroa do Meio