Sábado é mais um Dia D de vacinação contra a Pólio e o Sarampo

Saúde
18/11/2014 17h20

A Diretoria de Vigilância em Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Imunização da Saúde de Aracaju, estará realizando sábado, 22, mais um “Dia D” de Vacinação contra a Poliomelite e o Sarampo. As vacinas poderão ser encontradas nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h, e nos Postos de Vacinação que serão montados nos dois shoppings da Capital, das 10h às 17h.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Raulinna Gomes, a ação faz parte da campanha que iniciou dia 8 de novembro e segue até o dia 28 deste mês, com o objetivo de vacinar crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade. “O Dia D faz parte da campanha que iniciou no dia 8. Neste sábado, estamos ofertando as duas vacinas nas unidades de saúde e também nos shoppings”.

Raulinna Gomes enfatiza ainda que as doses podem ser encontradas nas 43 USFs de Aracaju, que funcionam de segunda à sexta, das 7h às 17h. “Para Aracaju, estarão disponíveis 40 mil doses e a nossa meta é atingir 100% do público alvo, o que representa aproximadamente 39.749 crianças”, explica a coordenadora.

A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, frisou a importância da vacinação para manter o município de Aracaju livre dessas doenças. “Com apenas uma gotinha a dose combate doenças como a paralisia infantil, então, para manter a erradicação da Pólio no país, as mães não podem deixar de levar seus filhos para receberem a vacina”, ressalta a diretora, enfatizando que, no ato da vacina, os pais devem estar munidos da caderneta de vacinação da criança.

Vacinação

Devem ser vacinadas contra a Pólio crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos. Já contra o Sarampo, devem ser imunizadas crianças com seis meses até cinco anos incompletos. O último caso de paralisia infantil foi registrado no Brasil em 1990 e de Sarampo, após 14 anos sem registro da doença, houve ocorrência de casos nos Estados do Ceará e Pernambuco.