Arquivo Público reorganiza acervo e preserva o patrimônio histórico de Aracaju

Cultura
15/01/2015 11h32

Em 2015, o Arquivo Público da Cidade de Aracaju, unidade da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) completa 28 anos, preservado o acervo histórico do Município. Através de documentos escritos e impressos, fotografias, livros, mapas, plantas e periódicos, provenientes da Prefeitura Municipal de Aracaju e de doações particulares, a unidade tem como objetivo deixar viva a história cultural de Sergipe.

O Arquivo foi criado através do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura com o Projeto Levantamento das Fontes Primárias de Aracaju. No dia 8 de outubro de 1987, a Câmara de Vereadores aprovou a Lei Nº1300/1987, fazendo do Arquivo Público o guardião do patrimônio arquivístico do município.

Este ano, com uma nova gestão, o Arquivo Público passa por um momento de reorganização. "Assumi a coordenação da unidade no final de 2014 a convite da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes. Inicialmente estamos fazendo um levantamento de todos os documentos, mapeando todo o material e dividindo por setor. Depois desta etapa começaremos a elaborar um guia com informações culturais existentes no Arquivo", conta a nova coordenadora, Rita de Cássia Valença de Oliveira. 

No espaço também são realizadas várias exposições e pesquisas com a publicação de trabalhos que resgatam parte da história da capital. "Há uma diversidade de temas em nosso acervo que vai de ofícios publicados datados de 1896, como a história dos bairros aracajuanos e o Livro de Honra de 1920. Um dos mais procurados por pesquisadores é o livro sobre as praças de Aracaju. Nas datas comemorativas o Arquivo também costuma reunir documentos relacionados e monta exposições para receber escolas, pesquisadores e a população em geral", comenta a agente de serviço especial, Patrícia Coutinho, que trabalha no Arquivo há dez anos.

A coordenadora da unidade fala da importância do Arquivo para a sociedade. "Este espaço é destinados a guardar documentos no decorrer de suas atividades, buscando a preservação como um conjunto, pois estes, na sua maioria, servem de prova de transações documentais realizadas. Muitos documentos estão relacionados aos direitos e deveres de instituições ou pessoas que marcaram época e que fizeram, e ainda fazem, parte da história", afirma.

Ainda de acordo com Rita de Cássia Valença de Oliveira, o Arquivo é um espaço de aquisição de informações técnicas arquivísticas. "Aqui recebemos visitas monitoradas de pequenos grupos de alunos, para que eles possam conhecer a importância da guarda de documentos como forma de preservação da memória viva da cidade. Além de receber doação de cartas, relatórios, fotos e outros objetos, que contenham a história da cidade e do seu povo", acrescenta.

O Arquivo conta ainda com uma mini-biblioteca com títulos de autores sergipanos e de autores conhecidos nacionalmente. "Devido à quantidade de livros e de recortes de jornais que falam sobre a cultura, decidimos montar uma mini-biblioteca, onde as pessoas podem ter acesso a essas obras clássicas que, além de servirem de pesquisa, propagam a identidade cultural do Estado", disse a coordenadora.

Arquivo Público

Para os interessados em visitar a unidade da Funcaju, o Arquivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e fica localizado na Avenida Hermes Fontes, 399 - bairro São José. Mais informações através do telefone: 3179-1381.