Luciano Paz fala do caso do Cirurgia e leitos de UTI em entrevista ao radialista Gilmar Carvalho

Saúde
21/01/2015 17h08

Na manhã desta quarta-feira, 21, o secretário em exercício da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, compareceu aos estúdios da Rádio Ilha FM para conceder entrevista ao vivo ao radialista Gilmar Carvalho. Na ocasião, esclareceu detalhes sobre a situação envolvendo as acusações de falta de pagamento ao Hospital de Cirurgia e também esclareceu medidas emergenciais que a Saúde de Aracaju vem tomando em relação ao assunto.

Indagado por Gilmar Carvalho sobre a situação de um paciente que aguarda transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco para outro hospital, Luciano explicou que ações emergenciais estão sendo avaliadas para resolução de problemas dessa natureza. "Desde segunda-feira estou visitando hospitais para resolvermos situações desse porte. Conversei com o pessoal do Hospital Renascença e já entramos em contato com Hospital Universitário para viabilizarmos possíveis transferências. Na última terça estive com a equipe do Hospital São José e aguardamos também a liberação de vagas tanto em leitos normais quanto na UTI", explicou o secretário.

Gilmar Carvalho reconheceu a atitude de Luciano Paz em procurar resolver urgentemente os problemas apontados nos últimos dias. Em sua entrevista, Paz enfatizou a preocupação geral do prefeito João Alves e da Saúde de Aracaju em solucionar os problemas envolvendo a saúde dos cidadãos aracajuanos.

"Ficamos agoniados, nos colocando no lugar dos pacientes e já estamos procurando alternativas, por exemplo, o Hospital Renascença não é um local conveniado ao SUS, porém estamos mantendo contatos com eles para que atendam algumas demandas da Saúde de Aracaju nestes dias mais críticos. Estamos pedindo reforço ao Hospital São José e ao Hospital Universitário para que nos possa fornecer um suporte maior nesse período até que voltemos ao normal com nosso serviço no Hospital Cirurgia", pontuou Luciano.

Neste momento, o radialista Gilmar Carvalho questionou até quando duraria o impasse do Hospital Cirurgia para com a Prefeitura de Aracaju. Luciano Paz comunicou que na última segunda-feira, 19, foi feita uma notificação ao Hospital de Cirurgia, dando um prazo de cinco dias para a reabertura do serviço. "Não reconhecemos de forma alguma o débito que nos é imputado. Inclusive temos o termo da audiência realizada, com o corpo administrativo do Hospital de Cirurgia, na semana passada, onde os próprios admitem não saber com exatidão o valor desse suposto débito", disse.

Luciano frisou que não existe a dívida apontada pelo Hospital de Cirurgia e explicou que o que realmente está em aberto é uma ‘avaliação da prestação de conta', pois no final do ano passado o referido hospital entrou com uma ação contra a Prefeitura de Aracaju pedindo junto à Justiça Federal que não fosse feita tal aferição.

"Foi solicitado que nós pagássemos pelo serviço total do contrato, independente de ter sido realizado ou não a totalidade dos serviços. O caso está sendo reavaliado pela Justiça. Foi feita aferição de outubro e novembro, após avaliação e isso já foi pago por nós. A única fatura que realmente ainda está em aberto é referente ao mês de dezembro por estar sendo objeto de medição agora, em virtude da decisão judicial. Não existe débito com o Hospital de Cirurgia que justifique ele estar parado em sua prestação de serviço para com a Saúde de Aracaju. Estamos buscando alternativas por entendermos que não se trata de uma simples briga, mas sim de vidas em jogo. Posso garantir que vamos tomar as medidas cabíveis quanto a isso", finalizou Luciano.