Saúde de Aracaju realiza reunião com gerentes e supervisores das Unidades de Saúde

Saúde
29/01/2015 17h25

Na tarde desta quinta-feira, 29, a Saúde de Aracaju, através da Rede de Atenção Primária, realizou a primeira reunião de 2015 com todos os gerentes das Unidades de Saúde da Família (USFs) e com os supervisores das regiões. O encontro aconteceu no auditório do Conselho Regional de Odontologia e contou com a participação dos coordenadores dos Programas de Saúde Bucal, Saúde do Adulto e do Idoso, o Programa de Cuidados à Pessoas com Deficiência, além da Ouvidoria. O objetivo foi apresentar aos novos gerentes e supervisores como funcionam os fluxos e processos de trabalho de cada coordenação.

De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Bucal, José Guimarães Neto, a reunião serviu para reafirmar e reforçar o processo de trabalho de humanização em saúde no atendimento médico, de enfermagem e odontológico. "Esse é o primeiro encontro entre as coordenações com os supervisores e gerentes e como nós temos gerentes novos este ano, nós estamos aqui para passar informações necessárias para o bom funcionamento das unidades. O programa de Saúde Bucal veio mostrar aos gerentes como proceder quando algum paciente das Unidades precisarem de atendimento especializado e também orientamos sobre o que fazer quando algum aparelho odontológico da unidade deixar de funcionar. O importante é que o serviço não fique parado, pois nossa meta é atender todos os pacientes", explica o coordenador.

A coordenadora do Programa de Cuidados à Pessoas com Deficiência, Suely Reis, explicou sobre a chegada de um novo aparelho auditivo para os alunos com deficiência. "Estamos hoje preparando as gerentes para a chegada de um novo procedimento que Aracaju vai disponibilizar para as crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, que ainda frequentam a escola e que precisam de aparelhos auditivos. Ele é conhecido como Sistema FM ou Sistema de Frequência Modulada e vai melhorar a qualidade sonora, para que os alunos possam ouvir a fala do professor de maneira clara. Vários estudos já comprovaram que as crianças que usam esse kit tem 100% de aproveitamento nas escolas", disse.

A Ouvidoria também apresentou suas ações de 2015 e sua nova equipe aos gerentes e supervisores. "Este ano, a Ouvidoria está fazendo um trabalho itinerante nas Unidades de Saúde e nos dois Cemar (Centro de Especialidades Médicas de Aracaju), atuando com pesquisa de satisfação. Outra novidade é sobre o prazo da ouvidoria para responder os usuários, que será reduzido de 15 dias úteis para 10 dias. Essa alteração é positiva, pois agiliza os problemas e pedidos dos usuários", destacou a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Pardo.

A gerente da USF Edézio Vieira de Melo, Ana Carolina de Sá, destacou a importância dos gerentes ouvirem essas informações. "Essas reuniões nos qualificam ainda mais e a gente começa a entender melhor o perfil da gestão, o funcionamento das coordenações. Isso acaba nos aproximando mais e nos passando segurança, pois conhecimento é segurança. Esse encontro foi importante para mim, pois estou iniciando como gerente e é a minha primeira gerência", explicou.

A coordenadora do Programa Saúde do Adulto e do Idoso, Patrícia Oliveira, também apresentou suas ações nas Unidades, falando como o programa funciona, quais as parcerias e ainda tirou dúvidas com os gerentes.