Aracaju 160 anos: João Alves prestigia abertura do Bistrô Cacique Chá

Agência Aracaju de Notícias
17/03/2015 21h32

Dando continuidade às comemorações dos 160 anos de Aracaju, o prefeito João Alves Filho, acompanhado do vice-prefeito José Carlos Machado, prestigiou nesta terça-feira, 17, a inauguração do Bistrô SENAC Cacique Chá, na Praça Olímpio Campos. Na ocasião, também foi realizado um tributo ao artista plástico  Jenner Augusto (in memorian) que ilustrou com seus painéis as paredes do local. No espaço funcionará permanentemente um memorial em homenagem ao artista. Além disso, o espaço também servirá para abrigar cursos profissionalizantes como o de gastronomia do SENAC.

O Cacique Chá foi durante anos ponto de encontro de intelectuais, jornalistas e políticos de Aracaju. Com o seu fechamento, o espaço ficou abandonado, o que colocava em risco os afrescos de Jenner Augusto, grande artista sergipano que ilustrou com seus painéis pintados nas paredes do local a diversidade do povo sergipano.

Conhecedor da importância que Jenner Augusto tem para a cultura sergipana, o prefeito João Alves falou com saudosismo da época em que frequentava o Cacique Chá com a senadora Maria do Carmo.

"Fiquei impressionado com toda a restauração feita no Cacique Chá, que agora é também uma grande galeria de arte. Frequentei o Cacique Chá com a senadora Maria do Carmo na época em que ainda namorávamos. Estamos recebendo um grande presente e eu, como aracajuano que amo essa terra, tenho o privilégio de ser prefeito de Aracaju nesses 160 anos. Por isso, quero agradecer ao FECOMERCIO, SESC e SENAC pelo belíssimo trabalho realizado", destacou o prefeito.

José Carlos Machado lembrou a importância que o Cacique Chá representa para a história de Aracaju. "Na década de 70, esse local era reduto de políticos, amantes da arte e jornalistas, mas infelizmente desapareceu do cenário aracajuano. Temos agora a oportunidade de conviver nesse espaço de uma forma diferente, mais produtiva, já que aqui também funcionará cursos de capacitação direcionados também ao turismo", enfatizou o vice-prefeito elogiando o trabalho das entidades envolvidas na restauração do Cacique Chá.

A restauração do Cacique Chá apenas pode ser realizada por causa da parceria com a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe. O presidente da FECOMERIO, deputado federal Laércio Oliveira, disse que através de muito trabalho, o Bistrô SENAC Cacique Chá está aberto à população. "Devolvemos a Aracaju este espaço de muita história que acalentou a nossa sociedade na década de 60 e 70. É com muita satisfação que ajudo a minha cidade e a administração do prefeito João Alves com esse empreendimento, que com certeza traz, para o deleite da sociedade sergipana, as obras de Jenner Augusto", revelou.

Cacique Chá

Inaugurado em 1940, o Cacique Chá abrigou muitos eventos e foi um dos locais preferidos dos aracajuanos. Entre os ilustres frequentadores estava o empresário e ex-governador Albano Franco, que relembrou ocasiões memoráveis que tiveram o Cacique Chá como palco.

"É imprescindível salientar a importância do Cacique Chá para a sociedade aracajuana. Relembrei com o prefeito João Alves Filho a nossa formatura do antigo ginásio que foi realizada nesse espaço. O Cacique Chá é a história viva do nosso povo, por isso que, o que for importante para Aracaju continuarei prestigiando e contribuindo", ressaltou Albano Franco.