Coordenadores de Saúde Bucal realizam reunião de indicadores e metas

Saúde
06/05/2015 18h05

Nesta quarta-feira, 6, foi realizado no Hotel Mercure, um encontro regional que envolve todas as coordenações municipais de saúde bucal. A Saúde de Aracaju participou do evento através do Programa de Saúde Bucal com o objetivo de pactuar as metas que devem ser atingidas durante este ano a Secretaria de Estado da Saúde. A cirurgiã dentista Liane Nascimento Freire é a responsável técnica do programa e foi a representante de Aracaju.

No encontro, Liane Freire apresentou os valores e os indicadores que Aracaju pretende atingir. Entre os principais indicadores estão o aumento da quantidade de primeiras consultas odontológicas programáticas, da quantidade de paciente concluído e da oferta de pré-natal odontológico.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, traçar metas é essencial para o desenvolvimento das atividades do programa. “É através desses indicadores que definimos o que precisa melhorar e como iremos realizar as novas atividades do programa. O nosso primeiro indicador diz respeito à quantidade de consultas programáticas, ou seja, é quando o paciente retorna um ano depois da primeira consulta. Já o aumento de pacientes concluídos é para que sejam realizados mais tratamentos completos, no qual o paciente recebe todo o acompanhamento necessário para concluir o tratamento e adequar toda a saúde da boca”, explicou o coordenador.

Sobre o terceiro indicador, que é o pré-natal odontológico, a meta é aumentar o fluxo de gestantes realizando o acompanhamento nos dentistas da rede municipal. “Nosso objetivo é ofertar mais consultas durante a gestação, tanto individualmente, que é realizada em consultórios, como coletivamente, através de palestras e atividades com várias gestantes para falar sobre as alterações e os cuidados bucais das pacientes. Essa ação é essencial, pois, durante a gravidez a mulher libera hormônios que podem alterar a salivação e a gengiva”, destacou.