Contagem regressiva para o Fórum do Forró

Cultura
11/06/2015 17h48

Faltando menos de uma semana para o início do XIV Fórum do Forró, os preparativos da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) não param. Bandeirinhas coloridas, balões de São João e estandartes fixados na fachada de todo prédio já anunciam a chegada de mais um grande encontro.

O evento, que será realizado no Teatro João Costa, localizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), homenageia este ano cinco músicos sergipanos, que contribuíram para fomentação da música nordestina, fazendo com que o Estado de Sergipe se tornasse conhecido nos quatro cantos do Brasil, são eles: João da Passarada, Marcos Guedes, Luiz Paulo, Zé Roseno e Marluce e Robertinho dos oito baixos.

Segundo a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, o evento é realizado pela Funcaju há 14 anos e reúne anualmente forrozeiros, músicos, compositores, intérpretes, estudiosos e amantes do ritmo genuinamente nordestino. "O Fórum do Forró foi criado em 2001, por iniciativa do pesquisador Paulo Corrêa em parceria da Funcaju, mas foi através da Lei Nº 3.559 de 26 de maio de 2008, que o Fórum do Forró passou a ganhar mais notoriedade sendo, desde então, o evento responsável por abrir os festejos juninos da capital. Este ano não será diferente, o Fórum abre oficialmente os festejos de Aracaju, trazendo uma extensa programação que não se limita apenas ao debates e aos homenageados" completou.  

Entre compositores e intérpretes, cerca de 30 artistas já foram homenageados no Fórum, entre eles o Mestre Dominguinhos, Trio Nordestino, Clemilda, Jackson do Pandeiro, Marinês e demais forrozeiros. Além de homenagear também, o precursor do ritmo nordestino mais conhecido do mundo, Luiz Gonzaga.

O Fórum é um espaço de discussão e valorização da cultura nordestina, onde além de homenagear os ícones da nossa música popular, promove um estudo sobre os diversos aspectos do Forró. A mesa redonda deste ano contará com a presença de Lindolfo Amaral, ator e diretor do grupo teatral Imbuaça, professor Lucas Campello e da Presidente da Funcaju e especialista em Cultura Popular, Aglaé Fontes. O debate contará com a mediação do pesquisador Paulo Corrêa.

Ainda fazendo parte da programação do Fórum do Forró, será realizado também no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), a mostra audiovisual de filmes e documentários sobre o forró, a exemplo de Dominguinhos; O homem que Engarrafava Nuvens e um especial sobre Clemilda. Outra novidade deste ano é a apresentação de Quadrilhas Juninas, tudo isso no Centro Cultural, a partir das 16h. A entrada é gratuita!