Aprendizagem com glamour: turma de Maquiagem promove desfile para a avaliação final do curso

Formação para o Trabalho
12/06/2015 15h22

Plateia a postos e câmeras posicionadas. A passarela improvisada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Conjunto Jardim Esperança estava pronta para recepcionar as 14 modelos igualmente improvisadas. Cada uma delas era parente ou amiga das concluintes do curso de Maquiagem, ministrado desde abril ali na UQP. O desfile, realizado na manhã desta sexta-feira, 12, não era apenas momento de glamour: era também a avaliação final daquela turma, ofertada pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) através do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PSG/Senac).

As sombras e brilhos nos olhos da cunhada de Valéria Barros foram pincelados após quase três meses de conhecimento. Proprietária de um salão de beleza no Inácio Barbosa, Valéria achou que era hora de alavancar o negócio. Foi então que decidiu se matricular e colocar em prática um desejo antigo. "Era um sonho. Eu sou cabeleireira e queria expandir meu trabalho. Estou esperançosa de que aumentará a clientela", afirma a aluna, satisfeita com os ensinamentos que recebeu. "Foi muito proveitoso, a professora usou uma pedagogia muito boa", assegura.

A responsável pela satisfação e pelo elogio é Kátia Soares, instrutora da turma. "Foram vocês que me fizeram acordar todos os dias acreditando que a maquiagem pode, sim, mudar a vida de alguém", declarava-se Kátia, lisonjeada pela gratidão das pupilas. Ao longo das 160h de curso, foi possível conhecer sobre o surgimento da maquiagem, a preparação e a finalização como produto comercial. "Elas ainda estudaram noções de marketing, gestão, saúde, beleza e biossegurança", complementa a instrutora.

Aos 19 anos, Nataly Dias garantirá o primeiro certificado no ensino profissionalizante. E, por pouco, não dividiu a sala de aula com a mãe. "Ela já nasceu com o dom e queria fazer o curso também, só não conseguiu por causa do horário", revela a jovem, que, embora não tenha herdado o talento materno, buscou se capacitar. "Foi maravilhoso, adorei. Eu sempre gostei, mas não sabia fazer. Deu para aprender bem e pretendo avançar", garante Nataly.

Parceria

A representante do Senac, Angélica Carpegiani, compareceu à cerimônia e enalteceu as alunas e modelos pelo comprometimento na organização do desfile. "O que vocês propuseram essa manhã foi algo muito ousado. Ficamos muito felizes. Vocês aprenderam e executaram", enfatiza Angélica. Já diretora de Formação Profissional da Fundat, Maria do Socorro Melo, além de saudar o sucesso do evento, ressaltou o sucesso do curso. "A gente agradece todo o apoio que o Senac tem dado à qualificação no município de Aracaju, oferecendo oportunidades de aprendizado e geração de renda", destaca a diretora da Fundação.