USF João Cardoso orienta público masculino para os cuidados com a saúde

Saúde
23/07/2015 17h31

A Unidade de Saúde da Família (USF) João Cardoso, localizada no bairro José Conrado de Araújo, realizou na tarde desta quinta-feira, 23, uma ação educativa com os homens de diversas oficinas do bairro. O objetivo foi alertar os homens sobre os principais cuidados com a saúde. Foram realizadas palestras sobre a saúde bucal, o câncer de próstata, as doenças sexualmente transmissíveis, a alimentação, e também sobre o índice de homens com diabetes e hipertensão arterial.

A equipe de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também esteve presente realizando aplicação de vacinas contra o tétano e a hepatite B, teste de glicemia, verificação da pressão arterial, medição do peso e altura, além da otoscopia (exame que verifica a membrana timpânica).

De acordo com a fonoaudióloga do Nasf, Lucileide dos Santos, foram procuradas as oficinas do bairro porque é um lugar que concentra muitos homens. “Nosso foco foi procurar locais com bastante homens. É importante fazer esse trabalho de orientação, pois, muitos não procuram a unidade de saúde e não se cuidam. Alguns são fumantes e o tabagismo traz muitos problemas de saúde. No final, aplicamos também um questionário para saber como está a saúde de cada um”, destacou.

Para o trabalhador de uma das oficinas, Sérgio Roberto, foi muito bom saber que sua saúde anda bem. “Todos os exames que fiz agora estavam normais. Eu sou doador de sangue e faço sempre exames de rotina. Esse ano eu ainda não fiz nenhum e foi muito bom receber essas orientações”, afirmou.

Já Adeilto da Costa explicou que tudo que diz respeito à saúde é importante saber. “Estamos num mundo que não temos tempo para nada e, às vezes, trabalhamos tanto que esquecemos da nossa própria saúde. Gostei muito da iniciativa desses profissionais de virem até o local que nós trabalhamos para nos alertar sobre nossa saúde. Isso facilita a população para uma melhor prevenção. Eu já tive problemas anteriormente e, depois disso, comecei a me cuidar mais”, disse.