Saúde de Aracaju realiza reunião com gerentes e supervisores das Unidades de Saúde

Saúde
10/08/2015 18h06

Na tarde desta segunda-feira, 10, a Secretária Municipal da Saúde de Aracaju, através da Rede de Atenção Primária (Reap), realizou uma reunião com todos os gerentes das Unidades de Saúde da Família (USFs) e com os supervisores das regiões. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) no bairro Siqueira Campos e contou com a participação dos coordenadores do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin). O objetivo foi apresentar aos novos gerentes e supervisores uma retrospectiva sobre as ações realizadas pelas unidades, os pontos positivos e o que precisa do apoio dos gestores das Unidades para melhorar a saúde.

Segundo a coordenadora da Reap, Aline Araújo, esse é um momento de reflexão e de análise. “Este encontro com os gerentes e apoiadores foi para estarmos avaliando todas as atividades que fizemos durante este ano em prol do usuário, é um momento de agradecimento aos gerentes e apoiadores, porque eles são o elo principal das unidades de saúde, para que os usuários se sintam acolhidos, a atual gestão pensa muito nessa questão de acolher o usuário, de humanizar o atendimento e o gerente também precisa se sentir acolhido para desempenhar bem o seu papel”, relata.

A saúde avança

Conforme relata a coordenadora, este ano, a Saúde avançou muito. “Desde setembro já foram realizados 98 mil atendimentos em dez unidades de saúde, a gente conseguiu implementar os testes do pezinho em 20 unidades, conseguimos fazer o horário estendido em 10 unidades de saúde, implantamos e efetivamos um novo sistema de monitoramento dos procedimentos, conseguimos capacitar todos os profissionais, acolher e treinar os administrativos para poder atender os usuários da melhor forma. Ainda implantamos os teste rápidos de HIV/AIDS e Sífilis   nas unidades e conseguimos implementar os Nasf. Através dos gerentes, estamos mostrando a importância do cuidado ampliado e principalmente fazer atividades nos dias alusivos, como o dia do homem , dia das mães”, relata a coordenadora da Reap, Aline Araújo.

Durante o evento, foi realizada uma atividade conhecida como teatro do oprimido, onde todos os presentes puderam refletir sobre o que estão vivendo. “Realizamos uma adaptação para que eles possam trazer, através de imagens, como eles estão vendo a saúde do município. A ação é feita com os participantes, eles construíram e comentaram sobre o que construíram, falando sobre o que estão vivendo e apresentando sugestões para melhorar suas ações”, informou o coordenador do Nuprin, Murilo Andrade.