Programa Municipal de DST/Aids realiza testes rápidos em ação da 14ª Parada do Orgulho LGBT

Saúde
10/08/2015 23h32

O Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA Itinerante) do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais foi levando, na noite desta segunda-feira, 10, até a praça Nivaldo Menezes, no conjunto Médice. O convite partiu da Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra) e da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhons) e faz parte de uma série de ações, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem participando, em alusão à programação da 14ª Parada do Orgulho LGBT (que desde o dia 28 de julho vem promovendo diversas atividades na Capital).  O objetivo da ação foi provocar um despertar de consciência das pessoas, através dos exames e informações repassados.

Com o CTA Itinerante foram realizados testes rápidos de HIV, Hepatite C e Sífilis e os resultados dados aos pacientes. Segundo Débora Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais esse tipo de trabalho vem para diminuir os casos de doenças sexualmente transmissíveis, buscando parceria com a sociedade civil organizada, levando sempre mais informação e prevenção ao público LGBT.

“Realizamos este trabalho, antes e durante a Parada, através do Circuito do Orgulho LGBT. Dessa forma vamos diretamente ao encontro do alvo, onde realizamos um trabalho chamado de ‘Prevenção em Pares’, onde o próprio público LGBT participa da ação multiplicando as informações e ações com os próprios LGBT. Assim, conseguimos atingir um público maior visto que não existe ruído na comunicação. Nesta noite realizamos testes, com fluido oral, para detectar o HIV, e também exames de sangue para hepatite C e sífilis. Surgindo ocorrências para estas doenças, já fazemos o encaminhamento aqui mesmo para uma unidade responsável pelo tratamento. A SMS faz questão de participar de ações desse porte, através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, pois entendemos que nossos serviços de saúde precisar estar inseridos no centro também dos bairros, ligados diretamente ao cidadão (público alvo)”, enfatizou Débora.

Segundo a presidente da Associação de Travestis e Transgêneros de Aracaju (Astra) - Direitos Humanos e Cidadania LGBT, Tathiane Araújo, responsável pela organização da 14ª Parada do Orgulho LGBT, a ideia de realizar a ação no conjunto Médice partiu de solicitação dos próprios moradores. “Desde março começamos a elaborar as ações da 14ª Parada do Orgulho LGBT e entre os vários trabalhos está uma circulação por bairros de Aracaju, levando alguns serviços à população. Ainda não tínhamos realizado uma ação no Médice e fizemos questão de trazer, em parceira com Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, o CTA Itinerante para que a população local realizasse os exames e recebesse informações sobre cuidados com a saúde”, disse ela, pontuando a participação do Movimento Popular de Saúde (MOPS) como instituição executora do evento em Aracaju.

Tathiane frisou que o objetivo da Parada do Orgulho LGBT, além das questões de saúde, é provocar o pensamento crítico da população sobre outros assuntos ligados ao universo LGBT. “Com a realização de ações desse porte sensibilizamos a comunidade em geral para questões do nosso cotidiano. Desde o segundo ano da Parada, que a Astra inseriu essa questão da saúde como mote de discussão e trabalho dentro da programação do evento. Com o Circuito do Orgulho LGBT abordamos, além da saúde, questões como: educação e política de segurança pública também. A festa acontece no dia 30 de Agosto, mas desde julho até setembro estaremos realizando atividades que darão visibilidade ao trabalho que estamos realizando, sempre focando nosso olhar para o combate à homotransfobia”, informou.

Vale ressaltar que nos próximos dias 20, 23, 26 e durante o 30 de agosto (dia da 14º Parada do Orgulho LGBT na Orla de Atalaia), a SMS estará com o Programa DST/Aids e Hepatites Virais realizando testes rápidos de HIV para os cidadãos aracajuanos. Mais informações sobre a programação do evento, acesse: https://pt-br.facebook.com/ParadaLGBTdeSergipe