PMA realiza pagamento de quase meio milhão a guardas municipais referente a promoções atrasadas por antigas gestões

Guarda Municipal
12/08/2015 14h54

Cumprindo o compromisso de valorização dos servidores, a Prefeitura de Aracaju realizou nos últimos dias o pagamento de quase meio milhão de reais referente à primeira parcela do retroativo de promoções dos 74 supervisores da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), oriundos do concurso do ano de 2003.

Em decorrência de equívocos cometidos em antigas gestões, os servidores em questão acumularam perdas significativas nesse período, perdas que já somavam em média 14 mil reais por cada servidor. Sensibilizada com a situação, o executivo municipal atendeu a solicitação formulada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), pela direção da GMA e pelo sindicato dos guardas municipais de Aracaju (SIGMA) e estabeleceu um cronograma de pagamento dividido em duas parcelas com vencimentos para os meses de julho de 2015 e fevereiro de 2016. "A secretária da Defesa Social e da Cidadania em reuniões de tratativas com a direção da Guarda Municipal de Aracaju sempre buscou alinhar a possibilidade do pagamento do retroativo das promoções atrasadas e o realinhamento administrativo. Garantindo aos guardiões o pagamento das promoções retroativas e a possibilidade de continuidade de crescimento na carreira num período de tempo mais curto", destaca Enilson Aragão, diretor geral da GMA.

Mesmo passando por um período de crise econômica em âmbito local e nacional, a Prefeitura de Aracaju trabalha com o propósito de assegurar aos servidores seus direitos. Após a realização de estudos técnicos pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e pela Secretaria de Governo (Segov), concluiu-se a possibilidade de pagamento em duas parcelas.

Dessa forma, o pagamento dos valores referentes ao atraso nas promoções, um sonho antigo dos guardas, pôde ser realizado pela atual administração. "Para ser bem sincero, eu não acreditava que o realinhamento e o pagamento dos valores referentes ao atraso das promoções fosse feito, senão através da justiça, mas, graças a Deus e ao empenho da direção da GMA, do SIGMA e da atual gestão, essa pendência que vinha se arrastando há vários anos está sendo resolvida. Estamos muito contentes e satisfeitos porque embora parcelado em duas vezes temos a certeza do pagamento com datas já definidas", afirma o supervisor da GMA, Ivan Santos Barbosa.

O representante do Sindicato dos guardas municipais de Aracaju, GM Silva Júnior, também foi um dos contemplados como o pagamento e se mostrou muito satisfeito com a forma como a situação foi resolvida pela atual gestão. "Gostaria de agradecer de forma especial à Seplog na pessoa do secretário Igor Albuquerque e à Segov na pessoa da secretária Marlene Calumby pelo compromisso e pronto atendimento às demandas de nossa categoria. Fomos muito bem recebidos, entendidos e atendidos em nossas solicitações", declara Silva Júnior, diretor jurídico do Sigma.