Índice de Competitividade tem início em Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
18/08/2015 17h52

Continuando um trabalho iniciado em 2008, o Ministério do Turismo (MTur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) iniciaram em Aracaju a coleta de informações para construção do documento final com os resultados da edição 2015 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional em 65 destinos turísticos brasileiros, entre eles, Aracaju.

Este estudo tem por finalidade captar com profundidade o desenvolvimento dos principais destinos turísticos brasileiros esperando desta forma fornecer elementos fundamentais para o planejamento e tomada de decisão das localidades pesquisadas e para a ampliação de suas vantagens competitivas.

O Índice de Competitividade do Ministério do Turismo tem como dimensões a Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e Equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais. São 13 pontos avaliados pelos técnicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) com pesquisas in loco, onde são avaliadas as principais características físicas dos atrativos turísticos e da estrutura urbana do destino além de entrevistas com órgãos competentes.

No ano de 2014, o índice de competitividade de Aracaju superou os números de 2013 e ficou acima da média nacional, mantendo-se no nível 4 da avaliação. Das 13 dimensões avaliadas, Aracaju obteve índices de desempenho acima do nível 4 em Capacidade empresarial, Infraestrutura geral, Acesso, Aspectos Ambientais, Serviços e equipamentos turísticos, Políticas públicas e Economia local, que apresenta o destino com desenvolvimento satisfatório, segundo avaliação do MTur.

No índice geral, que é o resultado da soma ponderada das 13 dimensões, analisadas segundo a importância para a competitividade do turismo, é possível verificar que Aracaju, em 2014, evoluiu no indicador em comparação com o ano anterior da pesquisa.

Para 2015, o planejamento da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju em parceria com o Núcleo de Extensão Acadêmica do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe tem o objetivo de dinamizar o Índice de Competitividade e torná-lo mais real a título de fazer uma leitura do que temos como aparelho turístico em nosso destino.

Uma novidade este ano é o Manual de Boas Práticas que não entra no relatório do Índice, porém  será publicado em paralelo ao índice. São relacionadas ações e programas que tenham impacto na atividade turística tendo a economia como foco, ou seja, fazer mais com menos, gastando menos.