Palestras marcam o 2º Seminário Aracajuano de Arborização Urbana

Meio Ambiente
21/08/2015 14h28

No dia de ontem, 20, deu-se sequência ao ciclo de palestras, organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), do 2º Seminário Aracajuano de Arborização Urbana, sediado na Universidade Tiradentes, campus Farolândia. O evento foi regado por palestras com temas relacionados à arborização urbana. No período da manhã, o público participou das palestras “Introdução de espécies nativas na arborização de Aracaju”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Antonino Campos de Lima; “Os aspectos de planejamento em relação as áreas verdes urbanas”, ministrada pela consultora administrativa da Sema, Carla Zoaid.

O palestrante Antonino Campos de Lima, explicou o principal objetivo da sua palestra. “Nós estamos tratando deste tema sobre a introdução de espécies nativas na arborização de Aracaju há alguns anos em outros seminários e palestras, visando colocar a capital sergipana em um patamar de melhor qualidade em relação ao patrimônio genético arbóreo da cidade. Aracaju é uma das capitais de maior desafio do nordeste, porque não tem um solo adequado para arborização, nem para paisagismo, temos que importar solos, trazer terra vegetal e não se faz nenhum trabalho de paisagismo aqui na cidade sem importação do solo”, disse Antonino Campos de Lima.

O palestrante ainda tratou sobre as dificuldades que a capital sergipana enfrenta com o solo para o plantio de espécies arbóreas. “O lençol freático de Aracaju é muito superficial, estamos quase ao nível do mar e temos uma salinidade maior em todo o nordeste. São poucas espécies que se adaptam bem na cidade, inclusive por conta disso, nós usamos até algumas espécies exóticas que se adaptaram melhor do que algumas nativas, a exemplo da casuarina, que é uma arvore da Austrália que se adaptou bem e é a única alternativa que temos para a região litorânea, pois suporta o vento salinizado da cidade que outras espécies não suportam”, pontua o palestrante.

 

A consultora administrativa da Sema, Carla Zoaid, também detalhou quais foram os principais pontos abordados na sua palestra. “Nós tratamos um pouco sobre os aspectos de planejamento em relação às áreas verdes, com demonstração de alguns dados que são importantes para esse planejamento e também discutimos um pouco sobre a situação do município de Aracaju,” esclarece a consultora administrativa.