Usuários do Caps Liberdade Wilson Rocha recebem certificado de Curso de Pintura em Tecido

Saúde
21/08/2015 13h52

“Esse curso foi tudo pra mim, nunca imaginei que viraria uma artista, agora faço arte, aprendi a fazer desenhos lindos em pano de prato, toalha de mesa e agora quero ganhar uma renda extra com o que eu aprendo aqui. Eu vivia deprimida, mas depois que comecei a frequentar o Caps Liberdade minha vida mudou de verdade, tenho novos amigos, aprendo sempre coisas novas”, relatou emocionada Maria do Carmo Melo Marques, usuária do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) Liberdade Wilson Rocha.

Essa é mais uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que realizou nesta quinta-feira, 20, o encerramento e certificação do Curso de Pintura em Tecido. Por meio dessa oportunidade, pessoas com vulnerabilidade social têm uma nova chance de reinserção no mercado de trabalho. O curso foi realizado durante todas às tardes, entre os dias 05 e 21 de agosto, no Caps Liberdade Wilson Rocha, localizado no bairro Siqueira Campos. No total, 12 alunos receberam o certificado da realização do curso e logo depois, confraternizaram com um lanche realizado pelas funcionárias do Caps.

A coordenadora do Caps Liberdade Wilson Rocha, Marcela Macedo, falou da importância desses cursos. “Essa é mais uma iniciativa de geração de renda para eles, nosso serviço também tem essa função, pois a gente não trata só o transtorno mental dele, a nossa real função é inserí-los na sociedade e essa é uma das formas. Com esse curso eles podem fazer em casa, para poder tirar uma renda extra, porque muitos deles ou são aposentados pelo INSS ou recebem benefício temporário, e existem aqueles que não recebem ajuda nenhuma do governo, não tem uma renda, depende dos pais e o nível econômico deles é bastante defasado. São cursos como esses que a gente auxilia na elevação da autoestima e trabalhar também como processo terapêutico”, ressaltou.

A técnica de acompanhamento pedagógico da Fundat, Francielle Rodrigues, argumentou que essa parceria tem somado e muito aos usuários. “Realizamos esses cursos nos Caps, Creas e com a comunidade que não tem condições de se locomover para fazer um curso e tentamos fazer o máximo para estar mais próxima a comunidade. O objetivo é ser um agente transformador, dar oportunidade de trabalho, oferecendo cursos onde a pessoa pode ser um empreendedor. Eu me surpreendi muito com esse curso aqui, desde o primeiro dia era notável a força de vontade de aprender, tanto que em pouco tempo já estavam criando peças lindas e hoje estou emocionada em ver o resultado desse trabalho”, comentou.