USF Ávila Nabuco promove ação educativa sobre gravidez na adolescência e DSTs

Saúde
22/09/2015 17h15

A Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, localizada no conjunto Médici, promoveu, na tarde desta terça-feira, 22, uma ação educativa para estudantes da 7ª e 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo Neves. A ação, que contou com a parceria dos estudantes de Enfermagem da Unit, foi realizada através de atividades dinâmicas, com brincadeiras e perguntas e respostas. O objetivo foi alertar os jovens sobre a sexualidade, gravidez na adolescência e sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Para a assistente social da Unidade de Saúde, Graça Leite, a intenção de fazer essas dinâmicas é essencial para alertar os alunos. “É uma forma deles memorizarem as informações com mais facilidade. Nós recebemos um convite da escola para abordar esses temas com mais frequência, pois a escola já possui três alunas que estão grávidas. Então, estamos reforçando a todos sobre as melhores formas de prevenção contra uma gravidez precoce e também contra as doenças sexualmente transmissíveis”, destacou.

De acordo com a professora de Enfermagem da Unit, Ilva Santana Fontes, a universidade já realiza parceiras constantes com as Unidades de Saúde. “A Unidade de Saúde Ávila Nabuco é campo de estágio para os nossos acadêmicos e, como temos essa parceria constantemente, nós também acompanhamos esses profissionais em ações nas escolas. Essa parceria é boa para os alunos dessa escola e também para os nossos acadêmicos, que vão conhecer a realidade social na prática e vivenciar coisas novas sobre o atendimento à saúde”, disse.

Para o estudante da escola, Pedro Henrique, de 16 anos, essa ação foi muito importante e divertida. “Eu gostei bastante de participar, pois eles trouxeram assuntos delicados e explicaram de uma forma dinâmica e bem divertida. Os jovens de hoje só pensam na questão da sexualidade sem prevenção, mas é preciso ficar atento aos cuidados e usar sempre camisinha”, disse.

Programa Saúde na Escola

Essas ações de promoção à saúde, realizadas nas escolas, fazem parte do Programa Saúde da Escola (PSE). Segundo a coordenadora do programa, Aline Vieira, as atividades educativas fazem parte do componente II do PSE. “Nós possuímos três componentes. O primeiro é o que realizamos avaliações clínicas nos estudantes, o segundo envolve ações de prevenção e promoção à saúde e o último componente envolve as capacitações para os profissionais da saúde e da educação que atuam no PSE”, pontuou.