Atividades nas USFs marcam a abertura do Outubro Rosa e comemoram o Dia do Idoso

Saúde
01/10/2015 14h35

O mês dedicado à luta contra o câncer de mama será marcado por diversas ações, desenvolvidas por equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na manhã desta quinta-feira, 1º, Unidades de Saúde da Família (USFs) realizaram atividades voltadas à conscientização e prevenção da doença. Na oportunidade também foi celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa, comemorado hoje. Com o lema "Câncer de mama: precisamos tocar neste assunto", a SMS promoverá um mês inteiro de atividades nas Unidades de Saúde, para lembrar os cuidados essenciais para prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

Nesta manhã, as USFs Fernando Sampaio, Ávila Nabuco e Augusto César Leite promoveram grandes mobilizações em suas comunidades, reunindo cerca de 100 pessoas em cada uma delas, com café da manhã, palestras, atividades lúdicas, e consultas clínicas. Na USF Augusto César Leite, no bairro Santa Tereza, o encontro foi marcado pelo depoimento incentivador e marcante da senhora Maria Lúcia Santos, que descobriu o câncer de mama há um ano quando fez o autoexame durante uma atividade do Outubro Rosa. "Descobri no ano passado, estou em tratamento e não desisti de lutar", enfatizou a paciente.

A administradora Alessandra Novaes elogiou a iniciativa. "Fui convidada pela enfermeira da unidade para estar aqui hoje e fiquei maravilhada. Como é bom levar informação até as pessoas. Isso diminui muitos transtornos, e essa palestra me alertou que a minha atenção para o câncer deve ser redobrada, já que tive um caso na família", ressaltou.

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila, ressaltou que, em 2014, ocorreram 54 óbitos por câncer de mama em Aracaju, sendo a principal causa de óbitos entre as mulheres. "Neste sentido realizaremos atividades buscando a redução desses números através desta campanha, desenvolvendo ações de promoção da saúde, com atividades educativas e físicas nos pólos da Academia da Cidade; promoção da alimentação saudável nos Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e ações que promovam a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero por meio do diagnóstico das lesões precursoras da doença nas 43 Unidades de Saúde nas quais ofereceremos ações como o exame clínico das mamas, exame de lâminas, mamografia quando indicado, e a distribuição de preservativos masculinos e femininos", pontuou.

A atividade desta manhã, na USF Fernando Sampaio, no conjunto Castelo Branco, foi prestigiada pelo Consultor Extraordinário da Secretaria Municipal da Saúde, Adalberto Canuto e a coordenadora do "Pró-Mulher...Pró Família...", Patrícia Ribeiro. "É gratificante chegar neste evento e ver o engajamento dos funcionários, como também o envolvimento da comunidade. Isso nos motiva e fortalece nosso compromisso. Para agregarmos volume ao Outubro Rosa, solicitamos de todos órgãos públicos do governo municipal que durante este mês façam alguma atividade para lembrar a importância de prevenir o câncer de mama", destacou Adalberto.

A coordenadora do "Pró-Mulher...Pró Família...", Patrícia Ribeiro, destacou que, na edição deste mês, que será realizada no próximo dia 17, no bairro 17 de Março, o programa traz um destaque ainda maior para o assunto. "Este é um programa que tem a mulher como foco principal, mas abrange a família como um todo, tendo como principal ação a detecção do câncer de mama e câncer do colo uterino e este mês com ações especiais por estar sendo lembrado em todo o país a campanha contra o Câncer de mama", afirmou.