Obras em andamento no 17 de Março totalizam mais de R$ 50 milhões

Infraestrutura
13/10/2015 17h36

"A palavra convence, o exemplo arrasta". Quem conhece o perfil administrativo do prefeito de Aracaju João Alves Filho sabe que a frase, cuja autoria é atribuída ao pensador chinês Confúcio, faz imediatamente uma associação à fama do atual gestor da capital sergipana de tocador de obras e do respeito que tem com a palavra empenhada. É justamente a experiência adquirida em sua vida pública que credencia João Alves a resolver os sérios problemas encontrados em vários serviços públicos, dívidas e obras paralisadas ou mal projetadas e com problemas no projeto.

Para equacionar as negligencias das gestões passadas e enfrentar a crise financeira pela qual passa o Brasil, o Governo Municipal dispõe de um secretariado que faz estudos e busca caminhos menos onerosos e criativos para atender as demandas dos aracajuanos. Na infraestrutura urbana, por exemplo, os investimentos e as obras em andamento demonstram que em tempos de dificuldades o que vale é mais ação na busca de firmar parcerias e angariar recursos para garantir o normal fluxo das obras.

O bairro 17 de Março foi um dos pontos da cidade deixado com problemas de saneamento, ausência de serviços públicos, mobilidade e uma demanda social que nestes poucos mais de dois anos e meio têm sido resolvidas. Atualmente no local estão  sendo executadas sete grandes obras, que totalizam investimentos de mais de R$ 50 milhões conveniados entre a PMA e o Governo Federal.

As obras em andamento atualmente no 17 de Março incluem a infraestrutura do Bloco II do bairro, construção da Creche-Escola Pró-Infância, complementação da área externa dos 16 blocos de apartamento, a Praça dos Esportes e da Cultura, interligação da avenida A com a  Alexandre Alcino e Maternidade Pública Municipal. Com este montante, a PMA marca um novo tempo na vida de quem mora no bairro e deixa um legado de trabalho e cidadania.

Canteiro de obras

A partir dos investimentos realizados não apenas no 17 de Março, mas também nos bairros Atalaia, Coroa do Meio, Santa Maria, Inácio Barbosa, Farolândia, Coqueiral, no Bugio, Mosqueiro, Ponto Novo, Santa Maria, e Suíssa e no loteamento Aruana, não é exagero nenhum afirmar que Aracaju é um hoje é canteiro de obras que vão modernizar a infraestrutura, ampliar a mobilidade e proporcionar melhores condições de vida.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, o retrospecto aponta que a atual gestão já entregou obras importantes, com algumas e outras em andamento. "Na administração pública não se resolve as coisas ao bel prazer ou conforme a vontade de quem está à frente da Prefeitura. Hoje os órgãos fiscalizadores estão muito mais exigentes, com razão, mas que às vezes provocam atrasos nos processos de liberação de recursos ou licitação", destaca Luiz Durval.

O secretário enumera algumas das realizações da atual gestão nos bairros. "Basta andar pela capital para ver as obras já inauguradas, a exemplo das praças Camerino e Tobias Barreto, o Mergulhão, as avenidas Canal 4 e 5 e o Mercado de Hortifrutigranjeiros, no Augusto Franco, a praça na José Andrade Góes, só  para citar algumas", finaliza o secretário, informando ainda que anda este ano os aracajuanos serão presenteados com novas inaugurações.